Bolsonaristas veem com bons olhos manobra do TSE em julgamento de Seif
Em manobra inusual, TSE suspendeu julgamento e decidiu reabrir coleta de provas na ação que pode cassar senador bolsonarista Jorge Seif (PL)
atualizado
Compartilhar notícia
Em uma manobra inusual, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu o julgamento e decidiu reabrir a coleta de provas na ação que pode levar à cassação do senador bolsonarisra Jorge Seif (PL-SC).
Embora tenha provocado estranhamento entre especialistas em direito eleitoral, a decisão foi vista com bons olhos por aliados próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro e, consequentemente, do senador.
Na avaliação de um influente bolsonarista ouvido pela coluna em caráter reservado, a manobra aprovada pela Corte Eleitoral na terça-feira (30/44) teria sido uma “solução para enterrar o caso”.
Bolsonaristas dizem ainda seguir otimistas de que Seif acabará escapando da cassação — percepção que já predominava entre os aliados de Bolsonaro antes mesmo da manobra do TSE.
Seif é acusado de abuso de poder
Seif é julgado por suposto abuso de poder econômico nas eleições de 2022. A ação gira em torno da suspeita de que o empresário Luciano Hang teria ajudado o senador na campanha oferecendo aviões e funcionários de suas empresas.
Em novembro de 2023, Seif foi absolvido por unanimidade pelo TRE de Santa Catarina. A Corte estadual concluiu não haver provas suficientes para caracterizar o abuso de poder econômico.