metropoles.com

Bolsonaristas veem com bons olhos manobra do TSE em julgamento de Seif

Em manobra inusual, TSE suspendeu julgamento e decidiu reabrir coleta de provas na ação que pode cassar senador bolsonarista Jorge Seif (PL)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
Jair Bolsonaro e Jorge Seif
1 de 1 Jair Bolsonaro e Jorge Seif - Foto: Alan Santos/PR

Em uma manobra inusual, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu o julgamento e decidiu reabrir a coleta de provas na ação que pode levar à cassação do senador bolsonarisra Jorge Seif (PL-SC).

Embora tenha provocado estranhamento entre especialistas em direito eleitoral, a decisão foi vista com bons olhos por aliados próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro e, consequentemente, do senador.

Na avaliação de um influente bolsonarista ouvido pela coluna em caráter reservado, a manobra aprovada pela Corte Eleitoral na terça-feira (30/44) teria sido uma “solução para enterrar o caso”.

Bolsonaristas dizem ainda seguir otimistas de que Seif acabará escapando da cassação — percepção que já predominava entre os aliados de Bolsonaro antes mesmo da manobra do TSE.

Seif é acusado de abuso de poder

Seif é julgado por suposto abuso de poder econômico nas eleições de 2022. A ação gira em torno da suspeita de que o empresário Luciano Hang teria ajudado o senador na campanha oferecendo aviões e funcionários de suas empresas.

Em novembro de 2023, Seif foi absolvido por unanimidade pelo TRE de Santa Catarina. A Corte estadual concluiu não haver provas suficientes para caracterizar o abuso de poder econômico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?