metropoles.com

Bolsonaristas tentam ressuscitar PEC do parlamentarismo no Senado

Senadores bolsonaristas assinaram requerimento para tentar desarquivar PEC que institui o sistema parlamentarista no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Posse-Bolsonaro-discurso-Michele
1 de 1 Posse-Bolsonaro-discurso-Michele - Foto: null

Com a derrota de Jair Bolsonaro para Lula, senadores bolsonaristas tentam reavivar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui o sistema parlamentarista de governo no Brasil.

A iniciativa partiu da senadora Damares Alves (Republicanos-DF). No dia 6 de março, a ex-ministra de Bolsonaro protocolou um requerimento para que a PEC seja desarquivada, após quatro anos sem nenhuma movimentação.

Damares teve apoio de apoio dos principais bolsonaristas no Senado, incluindo Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Marcos Pontes (PL-SP), Ciro Nogueira (PP-PI) e Hamilton Mourão (Republicanos-DF).

Para que a PEC seja de fato desarquivada, o requerimento precisa ser votado no plenário da Casa, o que ainda não há previsão para acontecer.

A PEC que Damares pediu para desarquivar foi protocolada em 2015 pelo então senador e ex-presidente da República Fernando Collor. A proposta, contudo, estava parada no Senado desde 2017.

Na época, a PEC foi apoiada pela atual presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e relatada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pela hoje ministra de Lula Simone Tebet. Ambas eram senadoras na ocasião.

O texto altera pontos da Constituição, criando um conselho de ministros sob a responsabilidade de um primeiro-ministro e modificando as atribuições do presidente da República.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?