metropoles.com

Bolsonaristas na Câmara saem contra homenagem a João Goulart

Deputados bolsonaristas protocolaram recurso contra um projeto para que João Goulart entre para o Livro dos Heróis da Pátria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JK e João Goulart no Rolls-Royce
1 de 1 JK e João Goulart no Rolls-Royce - Foto: null

A bancada de bolsonaristas da Câmara dos Deputados, capitaneada pelo líder do PL, Altineu Côrtes, abriu uma cruzada contra o ex-presidente brasileiro João Goulart, deposto pelo golpe militar de 1964.

Altineu e outros 56 deputados aliados do presidente Jair Bolsonaro protocolaram no último dia 19 de dezembro um recurso contra um projeto para incluir Goulart no Livro dos Heróis da Pátria.

O projeto em questão foi apresentado pelo deputado Pompeu de Mattos (PDT-RS) em 2015, e foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça no dia 7 de dezembro deste ano. Falta aprovação no Senado.

“O nome de João Belchior Marques Goulart, por si só, se credencia a estar no Livro dos Heróis Nacionais, não apenas pela envergadura dos seus feitos históricos como quadro político e ser social, inserido nos debates travados pela sociedade brasileira. Sobretudo, pelo seu espírito de desprendimento pessoal, em prol da construção de um país melhor, mais justo, próspero e igual. A sua presença no livro, sem dúvidas, é um legado simbólico e uma dívida que o país pagará com o seu passado, reconhecendo-o como uma das maiores personalidades que o Brasil pode gerar”, justificou Mattos no projeto.

Quem foi João Goulart

Goulart assumiu a presidência do Brasil em 1961, após a renúncia de Jânio Quadros. Ele foi deposto pelo golpe militar em 1º de abril de 1964. O ex-presidente morreu no exílio na Argentina, em 1976.

Goulart já recebeu outras homenagens do Parlamento brasileiro. Em 2013, o Congresso anulou a sessão que cassou o então presidente da República. No mesmo ano, o Legislativo realizou sessão simbólica para devolver o mandato presidencial de Goulart.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?