Bolsonaristas pedem moção de louvor da Câmara dos Deputados a Milei
Deputados bolsonaristas protocolaram requerimentos pedindo “moção de louvor” da Câmara ao presidente eleito da Argentina, Javier Milei
atualizado
Compartilhar notícia
Deputados federais bolsonaristas apresentaram, nas últimas horas, pedidos de “moção de louvor” da Câmara ao presidente eleito da Argentina, o ultraliberal Javier Milei.
Até a manhã de terça-feira (21/11), já foram ao menos dois requerimentos, ambos protocolados na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (Creden) da Casa.
O primeiro foi apresentado por Carla Zambelli (PL-SP) na manhã de segunda-feira (20/11), horas após a confirmação da vitória de Milei sobre o peronista Sergio Massa.
O outro requerimento é de autoria de Marcel Van Hattem (Novo-RS), com apoio de outros 12 deputados, incluindo Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e a própria Zambelli.
“Milei tem representado para os argentinos e para o mundo, especialmente para o Brasil neste momento, o enfrentamento às ameaças e ataques dos seus adversários políticos, sem se omitir diante da casta política argentina que há anos emprega políticas assistencialistas, paternalistas e contrárias ao livre mercado no país. Milei vem representando uma esperança de mudança e renovação para o povo argentino e para América Latina, que clama por mais liberdade e menos opressão”, dizem os parlamentares.
Milei teve apoio de bolsonaristas
Autointitulado anarcocapitalista, Milei teve apoio declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro e de diversos políticos bolsonaristas durante a campanha eleitoral na Argentina.
O ex-presidente brasileiro já confirmou presença na posse do argentino, marcada para 10 de dezembro, em Buenos Aires. Ele deve levar mais de 20 parlamentares para prestigiar Milei.