metropoles.com

Bolsonaristas e ministros-militares ignoram filiação de Mourão

Vice-presidente se filiou ao Republicanos nesta quarta-feira (16/3) para disputar uma vaga no Senado pelo Rio Grande do Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Zucchi/Metrópoles
Vice-presidente Hamilton se filiou ao Republicanos para disputar uma vaga no Senado
1 de 1 Vice-presidente Hamilton se filiou ao Republicanos para disputar uma vaga no Senado - Foto: Gustavo Zucchi/Metrópoles

Auxiliares e aliados próximos do presidente Jair Bolsonaro e até ministros militares do governo ignoraram a filiação do vice-presidente Hamilton Mourão ao Republicanos, na noite desta quarta-feira (16/3).

O evento, que acontece na sede nacional do partido, em Brasília, não conta com a presença de nenhum ministro das alas política e militar do governo.

Nem mesmo os ministros-generais, como Braga Netto (Defesa), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral) e Augusto Heleno (GSI) prestigiaram a filiação de Mourão, que também é general da reserva.

O próprio presidente da República também não compareceu. Bolsonaro passou o dia cumprindo agenda oficial na Bahia ao lado de ministros, entre eles, Ramos.

Dentre os ministros do governo, o único que apareceu foi Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência). Onyx é pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul e busca o apoio de Mourão, que tentará o Senado pelo estado.

Durante discurso no evento de filiação, o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, chamou Onyx de o “próximo governador do Rio Grande do Sul”.

A fala foi interpretada como uma sinalização de que Mourão deve apoiar Onyx, e não o senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS), outro pré-candidato bolsonarista ao governo do Rio Grande do Sul. Heinze não compareceu à filiação.

Já o ministro João Roma, que é filiado ao Republicanos, esteve nesta quarta na Bahia ao lado do presidente Jair Bolsonaro, e chegou à sede do partido após o evento de filiação de Mourão ter terminado.

Ele cogita nos bastidores trocar sua sigla caso o Republicanos não esteja com Bolsonaro na campanha nacional. Roma não quis comentar a possibilidade de deixar a legenda.

Também são poucos os parlamentares bolsonaristas que compareceram ao evento de Mourão. Uma das poucas presentes é Alê Silva (MG), que deixou o PSL e se filiou ao Republicanos nas últimas semanas.

Em entrevista à coluna na semana passada, o atual vice-presidente revelou seu afastamento do presidente. Segundo Mourão, sua relação com Bolsonaro nesse último ano de mandato tem sido “protocolar”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?