Bolsonarista, prefeito de Maceió nomeia irmão de PC Farias como secretário
Aliado de Jair Bolsonaro, prefeito de Maceió nomeou um dos irmãos do ex-tesoureiro PC Farias como secretário municipal de Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Apoiador de Jair Bolsonaro, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), nomeou como secretário de Saúde do município um dos irmãos do ex-tesoureiro Paulo César Farias, o PC Farias.
Trata-se do médico e empresário alagoano Luiz Romero Farias. Ele assumiu a secretaria no último dia 28 de abril por indicação do deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil-AL).
A indicação, segundo apurou a coluna, faz parte de uma negociação de JHC, como o prefeito é conhecido, em troca do apoio do União Brasil a sua candidatura à reeleição em 2024.
Aliado de Gaspar, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), participou das negociações com JHC. Nas tratativas, Lira também emplacou dois aliados como secretários munipais de Maceió.
“É um médico e empresário alagoano, conhecedor e entusiasta do sistema SUS. Eu o conheço há muitos anos e sempre o respeitei pelo equilíbrio e competência que sempre demonstrou, além de sua grande capacidade de diálogo e visão de impacto social”, justificou à coluna o deputado, confirmando a indicação.
JHC, vale lembrar, se elegeu prefeito de Maceió em 2020 pelo PSB. No segundo turno das eleições de 2022, no entanto, ele deixou o partido e se filiou ao PL para apoiar Bolsonaro.
Impeachment Collor
Tesoureiro da campanha presidencial de Fernando Collor em 1989, PC Farias acabou se tornando um dos personagens centrais do escândalo que culminou com o impeachment do ex-presidente, em 1992.
Durante o governo Collor, Luiz Romero chegou a ocupar o cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde, segundo posto principal na hierarquia da pasta.