Bolsonarista pede explicações aos EUA por obra em embaixada no Brasil
Deputado bolsonarista Filipe Barros quer que EUA expliquem construção de megaestrutura na embaixada americana em Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
Líder da oposição na Câmara, o deputado bolsonarista Filipe Barros (PL-PR) quer que os Estados Unidos expliquem a construção de uma megaestrutura na embaixada americana em Brasília.
O pedido de explicação foi anunciado pelo parlamentar na quinta-feira (31/10) e protocolado na Câmara. Barros quer que a representação americana no Brasil explique o porquê da necessidade da obra.
“Por se tratar de questão de soberania nacional, estou protocolando um pedido de esclarecimento para a embaixada americana explicar ao povo brasileiro o porquê da necessidade de uma estrutura tão grande com 9 andares subterrâneos”, afirma o deputado.
Em maio de 2024, a embaixada dos Estados Unidos lançou a pedra fundamental da obra. O projeto da nova sede foi inspirado nas criações e referências arquitetônicas dos brasileiros Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx.
A expectativa é que o projeto seja concluído entre quatro e sete anos. O novo prédio da missão dos Estados Unidos terá nove andares subterrâneos. O consulado americano no Rio de Janeiro também irá passar por reformas.
Fontes da embaixada americana explicaram à coluna que a obra não terá nove andares subterrâneos, como afirmou o deputado. Segundo elas, haverá apenas um andar abaixo do solo, onde funcionará a secção consultar.
Ainda de acordo com essas fontes, as vigas de sustentação do novo prédio terão 29 metros de profundidade, o que seria equivalente a nove andares.