Bolsonarista relatará ação contra ministro de Lula no TCU
Ministro bolsonarista do TCU será o relator de representação contra ministro de Lula por uso irregular de verba para combustíveis
atualizado
Compartilhar notícia
Considerado “bolsonarista”, o ministro do TCU Augusto Nardes foi escolhido com relator de representação contra o ministro de Portos e Aeroportos do governo Lula, Silvio Costa Filho, na Corte de Contas.
Na quinta-feira (11/1), o Ministério Público junto ao tribunal pediu que Costa Filho, que é deputado federal licenciado, seja investigado por uso irregular de verba da Câmara para abastecer carros de familiares.
Na representação, o subprocurador-geral Lucas Furtado pede que o TCU investigue “possíveis condutas atentatórias à moralidade administrativa e em desvio de finalidade no uso de verbas públicas para compra de combustíveis”.
Escolhido como relator do caso por sorteio, Nardes é aliado de longa data de Jair Bolsonaro e admite publicamente que fala frequentemente com o ex-presidente da República e seus aliados políticos.
No final de 2022, o ministro chegou a se licenciar do TCU após vazar um áudio seu no qual levantava a possibilidade de um levante militar contra a posse de Lula na Presidência.
O caso do ministro de Lula
Conforme revelou o jornal O Globo, o ministro dos Portos de Lula gastou recursos públicos da cota parlamentar para encher o tanque de veículos da mulher, do pai, do irmão e da cunhada.
Os abastecimentos ocorreram entre abril de 2022 e agosto de 2023, período em que ele ainda estava no exercício do mandato de deputado, em um mesmo posto do Recife, reduto político do ministro.
Procurado, Costa Filho negou irregularidades. Segundo o titular da pasta de Portos e Aeroportos, o posto de gasolina teria falhado do ponto de vista contábil.