Bolsonarista vai relatar PL que anistia presos do 8/1 na Câmara
Presidente da CCJ da Câmara anuncia nesta quarta-feira (5/6) o novo relator do PL que anistia presos pelos atos golpistas do 8 de Janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Caroline de Toni (PL-SC), anunciará nesta quarta-feira (5/6) o novo relator do projeto de lei que anistia os presos por envolvimento nos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023.
A coluna apurou que o escolhido pela parlamentar foi o deputado Rodrigo Valadares (União-SE). Além de ser bolsonarista, ele foi escolhido em uma estratégia para tentar angariar os votos do União Brasil à proposta na CCJ e no plenário da Câmara.
Antes de Valadares, a relatora do projeto era a deputada Sâmia Bomfim (PSol-SP), que foi escolhida pelo antigo presidente da CCJ Rui Falcão (PT-SP). Entretanto, ela deixou de ser membro da comissão em 2024.
O projeto pede que sejam anistiados os presos por ilícitos cíveis, eleitorais e declarados inelegíveis desde outubro de 2022. Isso pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente inelegível após decisão do TSE.
Atualização: Conforme antecipado pela coluna, Rodrigo Valadares foi anunciado, no início da tarde de quarta, como o novo relator do projeto que anistia os presos por envolvimento nos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023.