metropoles.com

Bolsonarista vai relatar PL que anistia presos do 8/1 na Câmara

Presidente da CCJ da Câmara anuncia nesta quarta-feira (5/6) o novo relator do PL que anistia presos pelos atos golpistas do 8 de Janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Câmara
Impeachment Rodrigo Valadares União-SE
1 de 1 Impeachment Rodrigo Valadares União-SE - Foto: Agência Câmara

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Caroline de Toni (PL-SC), anunciará nesta quarta-feira (5/6) o novo relator do projeto de lei que anistia os presos por envolvimento nos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023.

A coluna apurou que o escolhido pela parlamentar foi o deputado Rodrigo Valadares (União-SE). Além de ser bolsonarista, ele foi escolhido em uma estratégia para tentar angariar os votos do União Brasil à proposta na CCJ e no plenário da Câmara.

Antes de Valadares, a relatora do projeto era a deputada Sâmia Bomfim (PSol-SP), que foi escolhida pelo antigo presidente da CCJ Rui Falcão (PT-SP). Entretanto, ela deixou de ser membro da comissão em 2024.

O projeto pede que sejam anistiados os presos por ilícitos cíveis, eleitorais e declarados inelegíveis desde outubro de 2022. Isso pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente inelegível após decisão do TSE.

Atualização: Conforme antecipado pela coluna, Rodrigo Valadares foi anunciado, no início da tarde de quarta, como o novo relator do projeto que anistia os presos por envolvimento nos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?