metropoles.com

As quatro boas notícias da pesquisa Quaest para Nunes

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (11/9) trouxe ao menos quatro boas notícias para prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Campanha Ricardo Nunes
Imagem colorida mostra Ricardo Nunes, homem branco, de cabelo e barba tingidos de preto, em imagem do peito para cima, batendo palmas. ele veste jaqueta cinza e camisa azul clara. Está cercado de apoiadores políticos e bandeiras de campanha - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Ricardo Nunes, homem branco, de cabelo e barba tingidos de preto, em imagem do peito para cima, batendo palmas. ele veste jaqueta cinza e camisa azul clara. Está cercado de apoiadores políticos e bandeiras de campanha - Metrópoles - Foto: Divulgação/Campanha Ricardo Nunes

A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (11/9) trouxe ao menos quatro boas notícias para o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que é candidato à reeleição este ano.

As boas notícias estão relacionadas à melhora no desempenho geral e entre o eleitorado mais pobre, à diminuição da rejeição e ao aumento da vantagem sobre Guilherme Boulos (PSol) em um eventual segundo turno.

5 imagens
Pablo Marçal em evento na zona sul de São Paulo
O deputado federal Guilherme Boulos
Tabata Amaral (PSB)
Candidato José Luiz Datena (PSDB) em campanha no Ipiranga, na zona sul de São Paulo
1 de 5

Ricardo Nunes (MDB) já recebeu R$ 32 milhões do fundo partidário

Divulgação/Ricardo Nunes
2 de 5

Pablo Marçal em evento na zona sul de São Paulo

Reprodução
3 de 5

O deputado federal Guilherme Boulos

Leandro Paiva/ @leandropaivac
4 de 5

Tabata Amaral (PSB)

Jessica Bernardo/Metrópoles
5 de 5

Candidato José Luiz Datena (PSDB) em campanha no Ipiranga, na zona sul de São Paulo

William Cardoso/Metrópoles

No geral, a campanha do prefeito avalia que a melhora no desempenho dele se deve sobretudo à propaganda eleitoral na TV. Nunes é o candidato com maior tempo, ao concentrar sozinho 65% da propaganda.

Resultado geral

No resultado geral, Nunes foi o candidato que mais cresceu. Ele subiu cinco pontos, passando dos 19% na pesquisa Quaest de 28 de agosto para 24% agora — crescimento acima da margem de erro, de três pontos percentuais.

Apesar da subida, Nunes seguiu tecnicamente empatado com o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), que cresceu quatro pontos e foi para 24%, e com Boulos, que oscilou de 22% para 1%, dentro da margem de erro.

Desempenho entre os mais pobres

O atual prefeito da capital paulista também viu seu desempenho melhorar entre o eleitorado que ganha até três salários mínimos. Nesse recorte, Nunes cresceu nove pontos, passando de 16% para 25%.

Com o resultado, o prefeito passou a ser o candidato com melhor desempenho entre os mais pobres na pesquisa Quaest, seguido por Marçal, que oscilou de 15% para 18%, e por Boulos, que foi de 20% para 17%.

Na avaliação da campanha de Nunes, a melhora do emedebista entre os mais pobres estaria ligada ao reconhecimento da população às obras e realizações do prefeito na periferia de São Paulo.

Rejeição

Nunes também viu sua rejeição diminuir consideravelmente na Quaest. A rejeição dele caiu cinco pontos percentuais, de 39% para 34%, acima da margem de erro, que também é de três pontos nesse caso.

Com o resultado, a rejeição do atual prefeito de São Paulo virou menor que a de Marçal. A rejeição do ex-coach subiu seis pontos, passando de 35% para 41% entre o final de agosto e a pesquisa divulgada nesta quinta.

Boulos e José Luiz Datena (PSDB) também viram suas rejeições aumentarem. A do psolista oscilou três pontos, para 48%. Já a de Datena foi de 56% para 60%, o que manteve o tucano como o candidato mais rejeitado.

Vantagem sobre Boulos

A pesquisa Quaest divulgada nesta quinta mostrou ainda um aumento da vantagem numérica de Ricardo Nunes sobre Boulos em um eventual segundo turno entre o emedebista e o psolista.

O levantamento de 28 de agosto apontava que o prefeito venceria o candidato do PSol por 46% a 33% em um eventual segundo turno. Na pesquisa de agora, Nunes venceria Boulos por 48% a 33%.

Dados da pesquisa

A Quaest entrevistou presencialmente 1,2 mil eleitores de São Paulo entre os dias 8 e 10 de setembro. Ou seja, após o ato bolsonarista do 7 de Setembro na Avenida Paulista.

A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-09089/2024.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?