metropoles.com

Boa vontade no Senado e Judiciário com Zanin não sairá de graça para Lula

Aliados de Lula avaliam que lideranças do Senado e do Judiciário vão cobrar fatura pelo apoio à indicação de Cristiano Zanin ao STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Fotografia colorida de dois homens de terno sorrindo: advogado Cristiano Zanin e político Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida de dois homens de terno sorrindo: advogado Cristiano Zanin e político Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Metrópoles - Foto: Reprodução

A boa vontade de lideranças do Senado Federal e do Judiciário com a indicação do advogado Cristiano Zanin ao STF não sairá de graça para o presidente Lula.

Aliados do petista já precificam que essas mesmas figuras que prometem ajudar a aprovar o nome de Zanin no Senado vão cobrar a fatura ao presidente ainda este ano.

A cobrança, preveem, virá quando Lula for indicar o substituto da atual presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, que se aposentará em outubro.

A avaliação de petistas é de que haverá uma forte pressão dessas lideranças do Congresso Nacional e do Judiciário para influenciar na nova escolha de Lula.

Por ora, já há vários nomes se articulando nos bastidores para essa segunda vaga. Entre eles, estão Bruno Dantas, presidente do TCU, e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado.

Nenhum dos nomes ventilados até agora tem a intimidade que Zanin tem com Lula. O jurista foi advogado do presidente na Lava Jato e na campanha eleitoral de 2022.

A indicação de Zanin foi encarada em Brasília como cota “personalíssima” de Lula, visto que desagradou até mesmo petistas históricos e ministros do próprio governo.

O advogado também estava longe de ser o preferido da cúpula do Congresso e do Judiciário, que certamente vai exigir de Lula a segunda vaga, em troca do apoio agora a Zanin.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?