Biden, Trudeau e Meloni ficam de fora da foto oficial do G20
Joe Biden (EUA), Justin Trudeau (Canadá) e Giorgia Meloni (Itália) não saíram na foto oficial dos chefes de Estado do G20, no Rio de Janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro e Brasília — O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e os primeiros-ministros do Canadá, Justin Trudeau, e da Itália, Giorgia Meloni, ficaram de fora da foto oficial dos chefes de Estado que participam da 19ª cúpula do G20 no Rio de Janeiro.
A fotografia de família, como a imagem costuma ser chamada, foi tirada na tarde desta segunda-feira (18/11) no Museu de Arte Moderna (MAM), onde o evento acontece. Os chefes de Estado posaram na área externa, com o morro do Pão de Açúcar ao fundo.
Biden, Trudeau e Meloni, entretanto, não apareceram na foto. Segundo fontes do governo brasileiro, os três não participaram da imagem porque se atrasaram. O trio chegou junto ao local da foto, mas os demais chefes de Estado já haviam posado para a fotografia.
Diplomatas brasileiros avaliam que Biden pode ter chegado atrasado de propósito, para não aparecer na imagem ao lado do chancer russo, Sergey Lavrov, que representa o presidentre Vladimir Putin no G20. Na cúpula de 2023, alguns líderes se recusaram a aparecer na fotografia por causa dos russos.
Após o primeiro dia de reuniões, Biden deixou o MAM por volta das 16h. Ao deixar o local, o presidente dos Estados Unidos acenou para a imprensa. O americano deve retornar ao local à noite para o jantar que será oferecido pelo presidente Lula aos chefes de Estado.
Biden quebra o protocolo
Mais cedo, ao chegar ao MAM, Biden quebrou o protocolo. Diferentemente de outros chefes de Estado, o presidente dos Estados Unidos desceu do carro oficial e não subiu pela rampa até a área onde Lula recepcionava os demais líderes mundiais.
Segundo fontes do governo brasileiro, Biden, que tem 81 anos de idade, optou por subir de elevador até o local onde cumprimentou Lula e a primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, a Janja.