Biden quebra protocolo ao chegar ao G20 para cumprimentar Lula
Presidente Joe Biden quebrou o protocolo ao chegar ao local da reunião da cúpula do G20 nesta segunda-feira (18/11), no Rio de Janeiro (RJ)
atualizado
Compartilhar notícia
Enviados especiais ao Rio de Janeiro — O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, quebrou o protocolo ao chegar à reunião da 19ª cúpula do G20, na manhã desta segunda-feira (18/11), na capital fluminense.
Diferentemente de outros chefes de Estado, Biden desceu do carro oficial e não subiu pela rampa até a área do Museu de Arte Moderna (MAM) onde o presidente Lula recepcionava os demais líderes mundiais.
Segundo fontes do governo brasileiro, Biden, que tem 81 anos de idade, optou por subir de elevador até o local onde, então, cumprimentou Lula e a primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, a Janja.
A idade de Biden interferiu diretamente na saída dele da corrida eleitoral dos Estados Unidos em 2024. Com a saúde questionada, ele endossou a vice-presidente, Kamala Harris, na disputa contra Donald Trump.
A equipe de Lula, que completou 79 anos em outubro deste ano, tem cuidado para evitar que o mesmo ocorra com o mandatário brasileiro, que pretende concorrer a reeleição em 2026.
Menos de um mês depois do acidente doméstico que resultou em um sangramento na cabeça, o petista gravou um vídeo praticando exercício físico e comprovando estar bem de saúde.