Biden liga para Lula para parabenizar petista pela eleição
Lula também já conversou com chefes de Estado de outros países, entre eles, Argentina e Cuba
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ligou para Lula na tarde desta segunda-feira (31/10), para parabenizar o petista pela vitória na eleição brasileira. A conversa durou cerca de 20 minutos.
A ligação foi confirmada à coluna pelo embaixador aposentado Celso Amorim, que chefiou o Itamaraty durante os governos Lula. O diplomata brasileiro acompanhou a conversa.
Em nota, a Casa Branca informou que, durante a ligação, Biden ” elogiou a força das instituições democráticas do Brasil após eleições livres, justas e confiáveis”.
“Os dois líderes discutiram a forte relação entre o Brasil e os Estados Unidos e se comprometeram a continuar trabalhando para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate às mudanças climáticas, a garantia da segurança alimentar, a promoção da inclusão e da democracia, e o gerenciamento da migração regional”, afirmou o governo americano.
Nesse domingo (30/10), aliados de Lula como a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro Aloizio Mercadante, chegaram a anunciar a jornalistas que Biden e o petista tinham se falado.
Segundo integrantes do PT, na verdade houve uma tentativa de conversa entre os dois na noite de domingo, mas o sinal estava ruim, pois Lula estava no subsolo de um hotel em São Paulo.
Biden já havia parabenizado Lula oficialmente por meio de uma nota oficial da Casa Branca. “Estou ansioso para trabalharmos juntos e continuarmos a cooperação entre os países nos meses e anos a frente”, escreveu.
“Eu envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva na eleição dele para ser o próximo presidente do Brasil segundo eleições livres, justas e confiáveis. Estou ansioso para trabalharmos juntos e continuarmos a cooperação entre os dois países pelos meses e anos que temos pela frente”, diz a nota.
Lula também já conversou com os presidentes da Argentina, Alberto Fernández, e de Cuba, Miguel Dias-Canel. O argentino não só ligou no domingo, como desembarcou nesta segunda em São Paulo, onde almoçou com o petista.