Bernie Sanders aceita convite de deputado para participar da COP30
Senador americano aceitou convite do deputado Túlio Gadelha e deverá viajar ao Brasil para a COP30, que acontece em 2025 em Belém
atualizado
Compartilhar notícia
Com a possibilidade do governo de Donald Trump esvaziar a COP30, que acontece em 2025 em Belém (PA), os Estados Unidos deverão ter o senador Bernie Sanders participando do evento no Brasil.
O parlamentar, um dos nomes mais a esquerda da política americana, foi convidado nesta quarta-feira (4/12) pelo deputado Túlio Gadelha (Rede-PE), que está junto de uma comitiva de parlamentares brasileiros em Washington.
A comitiva brasileira foi aos Estados Unidos para agendas relacionadas ao clima e a proteção da democracia. Além de Túlio viajaram Dandara Tonantzin (PT-MG), Célia Xakriabá (PSOL-MG) e Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Sanders chegou a se colocar como candidato democrata à presidência dos Estados Unidos em 2016, mas foi derrotado nas prévias por Hilary Clinton. Na ocasião, o vencedor do pleito foi justamente Trump.
Para a coluna, Túlio Gadelha confirmou que Sanders aceitou o convite. Ele deverá viajar ao Brasil para debater a situação climática mundial e democrática na COP30.
“E uma pessoa que tem uma projeção muito importante para o Brasil e o mundo. A gente fez um convite a ele para participar da COP30 no Brasil, evento climático muito importante para definir metas e reduzir gases de efeito estufa. E olha a gente teve uma boa notícia. Vamos contar com a presença do senador e de outros deputados do campo progressista no Brasil”, disse o deputado.