Auxiliar de Lula marca viagem à Ucrânia para encontrar Zelensky
A mando de Lula, ex-chanceler Celso Amorim viajará à Ucrânia na próxima semana para se reunir com o presidente Volodymyr Zelensky
atualizado
Compartilhar notícia
Chefe da assessoria especial de Lula no Palácio do Planalto, o ex-chanceler Celso Amorim viajará a Kiev na próxima semana para se reunir com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Amorim irá à Ucrânia por ordem de Lula. O presidente brasileiro decidiu enviar o auxiliar após ser cobrado pela comunidade ucraniana a visitar ele próprio o país do Leste Europeu.
A decisão foi anunciada pelo petista durante sua recente viagem à Europa, quando foi bastante cobrado por declarações em que pareceu igualar a responsabilidade de ucranianos e russos pela guerra.
Na noite dessa quinta-feira (4/5), o ex-chanceler embarcou com Lula para Londres, onde o petista participará da coroação do rei Charles III. A previsão é que Amorim siga da capital inglesa para Kiev.
Em março, também a mando de Lula, o ex-chanceler brasileiro esteve na Rússia. Em Moscou, ele se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin, no Palácio do Kremlin.