metropoles.com

Autoridade climática será vinculada a ministério de Marina Silva

Lula decidiu que autoridade climática será um cargo vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, e não à Presidência, como cogitado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Marina Silva
1 de 1 Marina Silva - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Aliados de Marina Silva (Rede) afirmam que Lula bateu o martelo e decidiu que a autoridade climática será um cargo vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, pasta a ser comandada pela ex-senadora.

Segundo interlocutores de Marina, a expectativa é de que o posto seja uma autarquia vinculada à pasta, como desejado pela futura ministra. A autarquia deve ser criada a partir de março.

A ideia de Marina é que o cargo seja ocupado por alguém com perfil técnico, que tenha experiência na área ambiental, podendo ou não ser de um partido político aliado de Lula.

Até a semana passada, pairava a dúvida se a autoridade climática teria status de ministério e seria vinculada diretamente à Presidência da República, o que chegou a ser defendido por petistas.

A opção visava abrigar Marina no cargo, abrindo espaço para que a senadora Simone Tebet (MDB-MS) assumisse o Meio Ambiente. A ex-senadora, porém, rejeitou a proposta e se tornou ministra da pasta.

Após a definição de Marina, interlocutores de Lula dizem que ele avaliou que não haver mais necessidade de dar status de ministério ao cargo, pois a ex-senadora já teria relevância por si só como ministra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?