metropoles.com

Ataques de Ciro Gomes a Lula abrem racha interno no PDT

Ciro Gomes passou a ser alvo de críticas de algumas alas do PDT em razão dos ataques que têm feito ao ex-presidente Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, discursa na reunião da SBPC realizada na UnB - Metrópoles
1 de 1 O candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, discursa na reunião da SBPC realizada na UnB - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Os ataques de Ciro Gomes a Lula na campanha ao Palácio do Planalto deste ano provocaram um racha interno no PDT, partido do ex-ministro e ex-governador do Ceará.

Nos bastidores, pedetistas mais à esquerda procuraram a cúpula nacional da legenda para reclamar da postura bélica do presidenciável em relação a Lula.

Esse grupo é composto por integrantes do PDT que são simpáticos ao petista e que pretendem fazer campanha para o ex-presidente da República no segundo turno.

A avaliação dessa ala do partido é de que Ciro “passou do ponto” nos ataques e que esse “radicalismo” fará eleitores mais à esquerda do pedetista migrarem para Lula já no primeiro turno.

“O Ciro aposta todas as fichas na conquista dos antipetistas. Mas essa estratégia é de improvável sucesso, pois, o antipetismo, à essa altura, se decide cada vez mais por (Jair) Bolsonaro“, avaliou à coluna um estrategista do PDT.

Esse grupo pedetista avalia ainda que os duros ataques de Ciro a Lula podem atrapalhar as negociações do partido para ocupar ministérios num eventual governo do petista.

Apoio

A estratégia de Ciro em relação a Lula, porém, conta com apoio de lideranças do PDT que são adversárias do PT em seus estados, sobretudo, no Sul e Sudeste.

Esses pedetistas têm defendido o presidenciável nos calorosos debates internos e já avisaram que vão trabalhar para que a legenda fique neutra num eventual 2º turno entre Lula e Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?