metropoles.com

Após “usar” Moro, campanha de Bolsonaro vai recorrer a Dallagnol

Ideia é levar ex-procurador da Lava Jato para cumprir uma agenda ao lado do presidente Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Bolsonaro e sergio moro
1 de 1 Bolsonaro e sergio moro - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Após “usar” Sergio Moro para tentar constranger Lula durante o debate da Band, a campanha de Jair Bolsonaro pretende recorrer a Deltan Dallagnol.

Nos bastidores, auxiliares do atual presidente já vêm mantendo contato com o ex-procurador da Lava Jato, que se elegeu deputado federal pelo Paraná este ano.

A ideia é levar Dallagnol para cumprir uma agenda ao lado de Bolsonaro. Assim como Moro, o ex-procurador declarou apoio à reeleição do presidente no segundo turno.

Uso intencional

Sob reserva, auxiliares de Bolsonaro admitem que “usaram” Moro e que o ex-juiz se deixou usar. “É um jogo de ganha-ganha”, disse à coluna um aliado do presidente.

Do lado bolsonarista, a intenção foi não só constranger Lula, mas enfraquecer as acusações de interferência na Polícia Federal que o ex-juiz fez ao presidente, ao deixar o governo em 2020.

Moro, por sua vez, usou o episódio para propagar a tese de que o apoio a Bolsonaro agora poderia colocá-lo como nome para a sucessão do presidente nas eleições de 2026.

Como foi a articulação

A articulação para levar Moro ao debate começou no início da semana passada. Integrantes da campanha levaram a ideia a Bolsonaro, que deu o aval para que seus auxiliares negociassem com o ex-juiz.

Na quarta-feira (12/10), o presidente fez uma vídeo chamada com Moro, quando convidou seu ex-ministro para acompanhá-lo no debate no domingo (16/10).

Dois dias depois, na sexta-feira (14/10), o ex-juiz recebeu dois auxiliares de Bolsonaro em Curitiba: o ministro das Comunicações, Fabio Faria, e Fabio Wajngarten, coordenador de comunicação da campanha.

A negociação foi mantida sob sigilo até a hora do debate. “Queríamos desestabilizar o Lula, com o efeito inesperado, de constrangimento”, afirmou à coluna um integrante da campanha bolsonarista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?