Após tensão no ar, Lula chega a Brasília em avião reserva
Lula e sua comitiva pousaram em Brasília na manhã desta quarta-feira (2/10) em avião reserva após problema técnico atingir aeronave oficial
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula e sua comitiva chegaram a Brasília na manhã desta quarta-feira (2/10) em um avião reserva da FAB, após um problema técnico atingir a aeronave oficial do petista.
Como revelado em primeira mão pela coluna, o avião presidencial apresentou problemas técnicos logo após decolar do aeroporto da Cidade do México e, por isso, teve voltar para o aeroporto.
Antes disso, a aeronave teve de dar várias voltas pelo espaço aéreo mexicano por quase cinco horas, para gastar o combustível e poder pousar em segurança na capital do México.
Alguns passageiros do voo relataram à coluna que passaram por “momentos de tensão” e que todos estavam “cansados”. Inclusive, Lula cogitou pernoitar no México, mas depois desistiu.
Além do presidente, estavam no avião oficial autoridades como a primeira-dama, Janja; a ministra das Mulheres, Cida Goncalves; e o chanceler brasileiro, Mauro Viera.
Estavam ainda no voo as senadoras Soraya Thronicke (Podemos-MS) e Tereza Leitao (PT-PE); o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; e Gabriel Galípolo, indicado de Lula ao Banco Central.
Logo após o avião presidencial pousar, Lula e sua comitiva embarcaram no avião reserva. A aeronave decolou às 23)37 da Cidade do México e fez uma escalada de abastecimento no Panamá às 4h15.
Ver essa foto no Instagram
O que teria causado o problema técnico
Por ora, a FAB ainda não deu detalhes do que teria causado o problema no avião presidencial. Ministros do Planalto dizem que o problema teria sido causado por uma ave na turbina da aeronave.
Em nota, a FAB informou que a aeronave presidencial apresentou “um problema técnico” após a decolagem e que os pilotos aguardaram o “consumo de combustível necessário” para retornar ao aeroporto.