metropoles.com

Após tensão no ar, Lula chega a Brasília em avião reserva

Lula e sua comitiva pousaram em Brasília na manhã desta quarta-feira (2/10) em avião reserva após problema técnico atingir aeronave oficial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Lula e Janja decolaram em avião reserva após pane
1 de 1 Lula e Janja decolaram em avião reserva após pane - Foto: Reprodução

O presidente Lula e sua comitiva chegaram a Brasília na manhã desta quarta-feira (2/10) em um avião reserva da FAB, após um problema técnico atingir a aeronave oficial do petista.

Como revelado em primeira mão pela coluna, o avião presidencial apresentou problemas técnicos logo após decolar do aeroporto da Cidade  do México e, por isso, teve voltar para o aeroporto.

4 imagens
Imagens de radar de avião de Lula
O presidente Lula durante agenda no México
Presidente Lula na ONU
1 de 4

Lula e Janja decolaram em avião reserva após pane

Reprodução
2 de 4

Imagens de radar de avião de Lula

3 de 4

O presidente Lula durante agenda no México

Ricardo Stuckert/PR
4 de 4

Presidente Lula na ONU

Sam Prancher/Metrópoles

Antes disso, a aeronave teve de dar várias voltas pelo espaço aéreo mexicano por quase cinco horas, para gastar o combustível e poder pousar em segurança na capital do México.

Alguns passageiros do voo relataram à coluna que passaram por “momentos de tensão” e que todos estavam “cansados”. Inclusive, Lula cogitou pernoitar no México, mas depois desistiu.

Além do presidente, estavam no avião oficial autoridades como a primeira-dama, Janja; a ministra das Mulheres, Cida Goncalves; e o chanceler brasileiro, Mauro Viera.

Estavam ainda no voo as senadoras Soraya Thronicke (Podemos-MS) e Tereza Leitao (PT-PE); o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; e Gabriel Galípolo, indicado de Lula ao Banco Central.

Logo após o avião presidencial pousar, Lula e sua comitiva embarcaram no avião reserva. A aeronave decolou às 23)37 da Cidade do México e fez uma escalada de abastecimento no Panamá às 4h15.

O que teria causado o problema técnico

Por ora, a FAB ainda não deu detalhes do que teria causado o problema no avião presidencial. Ministros do Planalto dizem que o problema teria sido causado por uma ave na turbina da aeronave.

Em nota, a FAB informou que a aeronave presidencial apresentou “um problema técnico” após a decolagem e que os pilotos aguardaram o “consumo de combustível necessário” para retornar ao aeroporto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?