Após SP, Bivar tenta minar palanque único de Tebet em mais um estado
Pré-candidato do União Brasil tenta garantir um espaço no palanque de Eduardo Leite (PSDB), que concorrerá ao governo do Rio Grande do Sul
atualizado
Compartilhar notícia
Pré-candidata oficial da chamada “terceira via” ao Palácio do Planalto, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) poderá ter que dividir mais um importante palanque com Luciano Bivar, presidenciável do União Brasil.
Após conseguir um espaço no palanque do governador Rodrigo Garcia (PSDB), que tentará reeleição em São Paulo, Bivar tenta agora garantir um palanque para si no Rio Grande do Sul.
Na próxima semana, o pré-candidato do União Brasil irá a Porto Alegre negociar um espaço no palanque do ex-governador Eduardo Leite (PSDB-RS), que concorrerá ao governo gaúcho este ano.
No estado, o MDB resiste a apoiar a candidatura de Leite ao Palácio Piratini. A dificuldade é tamanha que o presidente nacional da sigla, Baleia Rossi, viajará a Porto Alegre para tentar destravar a aliança.
Jogo de interesses
Em São Paulo, aliados de Garcia argumentam que, com a estagnação de Tebet nas pesquisas, estar com Bivar pode ser mais interessante para as pretensões tucanas em São Paulo. Especialmente pelo tamanho do União Brasil.
Interlocutores do governador paulista lembram que a senadora “errou” ao não procurar dirigentes estaduais e municipais do PSDB para buscar apoio. Algo que Bivar fez em sua peregrinação pelo palanque em São Paulo.
Tebet enfrenta ainda a ala lulista do MDB. Na próxima segunda-feira (18/7), dirigentes emedebistas de nove estados se reunirão com Lula em São Paulo para fechar o apoio ao petista.
Segundo o senador Eduardo Braga (MDB-AM), que se reuniu com Lula em Brasília na terça-feira (12/7), é necessário ter uma “grande discussão” sobre a manutenção ou não da candidatura de Tebet ao Palácio do Planalto.