metropoles.com

Após saída de Datena, União Brasil suspende negociação com Alckmin

Para dirigentes do partido, o ex-governador tucano queria “usar” a legenda apenas como “barriga de aluguel” nas eleições de 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Geraldo Alckmin, médico e político brasileiro, ex-governador de São Paulo
1 de 1 Geraldo Alckmin, médico e político brasileiro, ex-governador de São Paulo - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Dirigentes do União Brasil, partido que resultará da fusão do PSL com o DEM, suspenderam as negociações com o ex-governador Geraldo Alckmin para que ele disputasse o governo paulista em 2022 pela legenda.

As conversas foram interrompidas após o apresentador de TV José Luiz Datena anunciar, na semana passada, sua saída do PSL e filiação ao PSD, com objetivo de ser candidato ao Senado pela nova sigla no próximo ano.

Para a cúpula do União em São Paulo, a saída de Datena indicou que Alckmin queria “usar” a sigla apenas como “barriga de aluguel” em 2022, em jogada combinada com o presidente do PSD, Gilberto Kassab.

A jogada seria Alckmin disputar o Palácio dos Bandeirantes pelo União Brasil, apoiado pelo PSD, que teria Datena como postulante ao Senado, e pelo PSB, que indicaria Márcio França como candidato a vice-governador.

“O projeto dele (Alckmin), na verdade, é com Kassab. O União seria a barriga de aluguel: pagaria a conta e emprestaria o tempo de TV”, argumentou à coluna um dirigente do União Brasil em São Paulo.

Dirigentes do partido reclamaram ainda que Alckmin não teria apresentado uma planilha com os nomes de seus aliados que disputariam a Câmara dos Deputados pelo União em 2022.

O principal objetivo de caciques partidários ao lançar candidatos ao Executivo é fazer com que eles ajudem a puxar votos para eleger uma bancada robusta na Câmara Federal.

O tamanho da bancada é o principal critério para divisão do fundo partidário e do tempo de TV. Além disso, quanto mais deputados federais uma legenda tiver, maior será seu poder de barganha política.

Vice de Doria

Além de Alckmin, o União Brasil negocia apoio à candidatura ao governo do vice-governador paulista, Rodrigo Garcia (PSDB). O vice de João Doria já fez, inclusive, uma proposta ao partido para fechar a aliança.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?