Após reviravolta na Câmara, Planalto procura ex-favorito de Lira
Após reviravolta que tirou de Elmar Nascimento posição de favorito à presidência da Câmara, deputado foi procurado por ministro de Lula
atualizado
Compartilhar notícia
Após a reviravolta dos últimos dias na disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na Câmara, o Palácio do Planalto decidiu procurar o líder do União Brasil na Casa, deputado Elmar Nascimento (BA).
Segundo apurou a coluna, Elmar recebeu, nessa quinta-feira (5/9), uma ligação do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que é responsável pela articulação política do governo.
Padilha ligou para Elmar para tentar manter o canal de diálogo aberto com o deputado, que era considerado o favorito de Lira na disputa pela presidência da Câmara até o início desta semana.
Elmar perdeu o posto após o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira, desistir de sua candidatura e declarar apoio a Hugo Motta (Republicanos-PB), visto como um nome que agrega mais apoios.
Após a desistência de Pereira, Lira chamou Elmar para uma reunião e pediu que o líder do União Brasil também desistisse da disputa para apoiar Motta. Elmar, contudo, se recusou a desistir.
O que Elmar disse ao ministro do Planalto
Segundo apurou a coluna, o líder do União Brasil está bastante irritado com Lira e teria deixado claro sua insatisfação com o presidente da Câmara durante a conversa com Alexandre Padilha.
Ainda na conversa, Elmar Nascimento reforçou ao ministro de Lula que manterá sua candidatura à sucessão de Lira e que negocia um acordo com o PSD para tentar unificar uma candidatura de consenso.
Comandado por Gilberto Kassab, o PSD também tem um candidato na disputa: o deputado Antonio Brito (BA), que também enviou uma mensagem a colegas dizendo “seguir firme” com a candidatura.