metropoles.com

Após pesquisa, aliados de Moro querem convencer Doria a ser vice

Aliados de Sergio Moro passaram a defender que o governador de São Paulo, João Doria, seja candidato a vice-presidente do ex-juiz este ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Estado de São Paulo
Sergio Moro e João Doria
1 de 1 Sergio Moro e João Doria - Foto: Governo do Estado de São Paulo

Após a divulgação da primeira pesquisa eleitoral de 2022 nessa quarta-feira (12/1), aliados de Sergio Moro (Podemos) passaram a defender, nos bastidores, a união entre o ex-juiz e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em uma mesma chapa presidencial.

A avaliação é de que a junção seria um dos melhores caminhos para tentar quebrar a polarização entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que apareceram isolados na liderança da pesquisa Quaest/Genial Investimentos divulgada nessa quarta.

13 imagens
A seguir, os candidatos à Presidência
Ciro Gomes, do PDT
Felipe d'Ávila, do Novo
1 de 13

O primeiro turno da eleição para presidente da República está marcado para 2 de outubro de 2022

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 13

A seguir, os candidatos à Presidência

Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles
5 de 13

Ciro Gomes, do PDT

JP Rodrigues/Especial para Metrópoles
6 de 13

Felipe d'Ávila, do Novo

Reprodução/Instagram
7 de 13

Jair Bolsonaro, do PL

Alan Santos/PR
8 de 13

João Doria (PSDB) - Vencedor das prévias do partido, Doria está oficializado como pré-candidato

Rodrigo Zaim/ Especial Metrópoles
9 de 13

Leonardo Péricles, do UP

Emiliana Silbertein/ Amanda Alves/ Manuelle Coelho/ Jorge Ferreira
10 de 13

Luiz Inácio Lula da Silva, do PT

Fábio Vieira/Metrópoles
13 de 13

Simone Tebet, do MDB

Igo Estrela/Metrópoles

Aliados de Moro defendem, no entanto, que o ex-juiz deve ser o cabeça de chapa e Doria o candidato a vice-presidente. Usam como argumento o desempenho de cada um no levantamento da Quaest/Genial, no qual Moro aparece como o candidato da terceira via mais bem colocado, com 9%, enquanto Doria tem 3%.

A chapa Moro-Doria é defendida principalmente por entusiastas da candidatura do ex-juiz no União Brasil, partido que nascerá da fusão do PSL com o DEM e que promete apoiar Moro. Integrantes desse grupo disseram à coluna já terem, inclusive, abordado essa possibilidade com aliados de Doria, que rejeita o plano por ora.

Para grupo do ex-juiz da Lava Jato, o atual governador paulista teria como atrativo a mesma perspectiva que Geraldo Alckmin terá, caso seja candidato a vice de Lula: a de ser o sucessor, em 2026, do presidente eleito este ano. Moro já prometeu publicamente que defenderá o fim da reeleição, caso eleito em 2022.

Aliados do ex-juiz acreditam que uma chapa Moro-Doria abriria uma “terceira frente” com potencial de tirar Bolsonaro do segundo turno. Entre outros motivos, porque somaria, em uma só candidatura, os motes do combate à corrupção e da experiência de gestão e a máquina tucana em São Paulo.

Com ou sem Doria, o presidenciável do Podemos deve, inclusive, intensificar agendas políticas em São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil. Entre o final de janeiro e o início de fevereiro, ele deve cumprir agenda em cidades como São José do Rio Preto, Bebedouro, Barretos, Ribeirão Preto e na capital paulista.

Aliados de Doria negam chances

Aliados de Doria consideram praticamente nulas as chances de ele topar ser candidato a vice de Moro ou de qualquer outro nome da terceira via. Eles minimizam o fraco desempenho do tucano nas pesquisas, citando que, em 2016, ele foi eleito prefeito de São Paulo no primeiro turno, após largar com 1% das intenções de voto.

Auxiliares do governador paulista ressaltam também que ele só pretende botar o bloco de sua pré-candidatura na rua de fato depois de março. Até lá, dizem, Doria se concentrará em sua gestão no Palácio dos Bandeirantes, a qual quer usar como vitrine na disputa presidencial.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?