Após marco temporal, ruralistas querem aprovar PL dos agrotóxicos em junho
Parlamentares ruralistas tentam aparar arestas com governo Lula para votar antes do recesso PL que flexibiliza entrada de agrotóxicos
atualizado
Compartilhar notícia
Após a aprovação do marco temporal das terras indígenas na Câmara, a bancada ruralista do Congresso Nacional já trabalha para aprovar o quanto antes no Senado o projeto de lei que flexibiliza a entrada de agrotóxicos no Brasil.
Lideranças da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) preveem que a proposta pode ser votada pelos senadores no plenário da Casa até o fim de junho. Os ruralistas esperam contar com o apoio do governo Lula para aprovação.
Nesta quarta-feira (31/5), técnicos da FPA devem conversar com o senador Fabiano Contarato (PT-ES), relator do projeto. A ideia é aparar as arestas e discutir dois pontos do texto que seriam hoje entraves para um consenso.
O primeiro entrave diz respeito às prerrogativas das agências reguladoras, que o governo Lula quer manter. O segundo seria sobre a aprovação automática de defensores agrícolas que não tiverem o registro apreciado dentro de um prazo.
Apelidado de “PL do Veneno” por ambientalistas, o projeto já passou pelo Senado e pela Câmara uma vez. Como os deputados fizeram mudanças no texto, a proposta terá de ser votada novamente pelos senadores, que terão a palavra final.