metropoles.com

Após Lula subir tom, petista pede para ouvir Campos Neto no Congresso

Horas após Lula voltar a subir o tom contra Campos Neto, deputado petista protocolou pedido para ouvir presidente do Banco Central na CMO

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, comparece a audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no Senado Federal
1 de 1 imagem colorida presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, comparece a audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no Senado Federal - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Horas após Lula subir o tom contra o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o deputado petista Merlong Solano (PI) protocolou, nesta terça-feira (18/6), um pedido para ouvir o banqueiro na Comissão Mista de Orçamento (CMO).

No requerimento, o parlamentar cita trecho da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que determina que o presidente do Banco Central vá ao Congresso no final de cada semestre para tratar dos resultados das políticas monetária, creditícia e cambial.

Segundo a LRF, o presidente da autoridade monetária tem 90 dias após o final de cada semestre para expor sua avaliação das metas ao Legislativo. Pela lei, Campos Neto deveria ter ido à CMO até o final de março deste ano, algo que não ocorreu.

“Lembramos a V. Exa. que a realização desta reunião é necessária e urgente, uma vez que o dispositivo em epígrafe estabelece que a reunião com o presidente do Banco Central deve ocorrer até noventa dias após o encerramento do semestre, portanto, o prazo se encerrou dia 31 de março último”, diz o petista.

Críticas de Lula

Nesta terça, um dia antes da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que tratará da taxa básica de juros (Selic), Lula voltou a criticar Campos Neto. Em entrevista à rádio CBN, o petista disse que o banqueiro tem “lado político” que prejudica o pais.

“Só temos uma coisa desajustada neste instante: é o comportamento do Banco Central. Um presidente que não demonstra capacidade de autonomia, tem lado político e que, na minha opinião, trabalha muita mais para prejudicar o país do que para ajudar o país”, afirmou Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?