Após impasse, Lula desiste de encontrar Cristina Kirchner na Argentina
Lula desistiu de se reunir em Buenos Aires com a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, após um impasse sobre o local do encontro
atualizado
Compartilhar notícia
Buenos Aires — O presidente Lula desistiu de encontrar a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, durante a visita dele a Buenos Aires. Segundo interlocutores, o petista teria desistido da reunião após um impasse sobre o local em que a conversa aconteceria.
Cristina teria pedido que Lula fosse encontrá-la na sede do Senado argentino, do qual ela é presidente. O encontro chegou a ser marcado para as 9h desta terça-feira (24/1). O petista, porém, desistiu de ir, por avaliar que o deslocamento seria complicado.
O mandatário brasileiro chegou a sugerir que Cristina fosse encontrá-lo no hotel em que está hospedado. A vice-presidente, no entanto, recusou-se a ir por “questões políticas”. A líder argentina está rompida politicamente com o atual presidente da Argentina, Alberto Fernández.
A agenda de Lula desta terça está focada na 7ª reunião de cúpula da Celac, a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos. O evento acontece no hotel Sheraton, que fica ao lado do hotel onde o mandatário brasileiro está hospedado.
Além de discursar, Lula terá quatro reuniões bilaterais durante a cúpula: com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel; com o diretor-geral da FAO, Qu Dongyu; com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel; e com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley.
Maduro
Na segunda-feira (23/1), já havia sido desmarcada a reunião entre Lula e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em Buenos Aires. O encontro foi cancelado por iniciativa do ditador venezuelano, que desistiu de viajar à Argentina, alegando ameaças.