metropoles.com

Após críticas, governo cria plano integrado de combate a incêndios

Segundo apurou a coluna, o plano prevê operação com cerca de seis mil servidores dos bombeiros, polícias militares, Ibama e ICMBio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Basso/NurPhoto via Getty Images
Queimada no Pantanal brasileiro em 2020
1 de 1 Queimada no Pantanal brasileiro em 2020 - Foto: Gustavo Basso/NurPhoto via Getty Images

Após duras críticas internas e externas às queimadas na Amazônia e no Pantanal em 2020, o Ministério da Justiça lançará, nesta quinta-feira (22/7), uma operação integrada de combate a incêndios no Brasil em 2021.

Segundo apurou a coluna com fontes da pasta, o plano deve contar com cerca de seis mil servidores federais e estaduais, entre eles, bombeiros, policias militares e funcionários do Ibama e do ICMBio.

Intitulada “Guardiões do Bioma”, a operação fará parte do chamado “Plano Estratégico Operacional de Atuação Integrada no Combate a Incêndios Florestais”, o primeiro desse tipo no país.

Além da Justiça, a operação envolve os ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional e secretarias estaduais de Segurança Pública e de Meio Ambiente.

Foco
A ideia é que os quase seis mil profissionais atuem na prevenção, repressão e investigação de casos relacionados a queimadas e outros crimes ambientais na Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Os profissionais serão enviados conforme demanda dos estados, entre os meses de agosto e novembro deste ano, quando os incêndios costumam aumentar nessas regiões.

O foco de atuação será nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Goiás.

Dos quase seis mil profissionais, serão 200 bombeiros e policiais militares da Força Nacional de Segurança Pública, 1.642 do PrevFogo do Ibama e 1.427 brigadistas do ICMBio.

Haverá ainda 1.570 bombeiros e policiais militares ambientais dos estados e outros 900 bombeiros de outras unidades da federação que poderão ser enviados para reforço, caso necessário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?