Após Biden, Lula conversa com primeiro-ministro do Reino Unido
Na conversa, Lula convidou 1º ministro do Reino Unido a participar da cúpula do G20 no Rio e da reunião de países democráticos em Nova York
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula conversou na manhã desta quarta-feira (31/7), por telefone, com o novo primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. Foi a primeira conversa entre os dois chefes de governo após a vitória do britânico, no início de julho.
Lula conversou com Keir Starmer direto do Palácio da Alvorada antes de embarcar para o Pantanal — o petista visitará cidades em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul nesta terça. O chanceler Mauro Vieira acompanhou a ligação.
A conversa, segundo o Palácio do Planalto, durou cerca de 15 minutos. No diálogo, Lula parabenizou o britânico pela vitória nas eleições e o convidou a vir ao Brasil, que não recebe uma visita de um primeiro-ministro do Reino Unido há 15 anos.
O petista também convidou Starmer para participar da cúpula do G20 em novembro no Rio de Janeiro e da “reunião dos países democráticos contra o extremismo”, que será realizada em Nova York, em setembro, à margem da Assembleia-Geral da ONU.
Segundo apurou a coluna, a eleição presidencial na Venezuela não teria sido tratada por Lula com o novo premiê britânico. Na terça-feira (30/7), o petista conversou sobre o assunto com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
“Sir Keir”, como é conhecido por ter o título de cavaleiro, é filiado ao Partido Trabalhista do Reino Unido. Sua chegada à chefia do governo britânico encerrou uma era de cinco mandatos de primeiro-ministros conservadores. O último foi Rishi Sunak.
Confira a nota sobre o telefonema de Lula a Starmer:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou, no início da manhã desta quarta-feira (31/7), para o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. No diálogo de cerca de 15 minutos, Lula cumprimentou o britânico pela vitória do Partido Trabalhista na recente eleição. Também convidou Starmer a vir ao Brasil, que não recebe uma visita de um primeiro-ministro do Reino Unido há 15 anos.
O presidente brasileiro ressaltou que deseja reforçar os laços bilaterais e recordou que em 2025 serão celebrados 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Reino Unido. Reforçou que conta com a presença do primeiro-ministro Starmer na Cúpula do G-20, em novembro próximo, e enfatizou o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, no dia 24 de julho corrente. Lula convidou o Reino Unido a aderir à iniciativa, uma das propostas prioritárias do Brasil à frente da presidência do grupo.
Starmer confirmou o interesse do Reino Unido de trabalhar com o Brasil na área de mudança do clima, sobretudo no contexto da realização da COP 30 em Belém. Lula convidou Starmer para participar de reunião dos países democráticos contra o extremismo, que será realizada em setembro próximo, em Nova York, à margem da Assembleia Geral da ONU.