metropoles.com

Após Biden, Lula conversa com primeiro-ministro do Reino Unido

Na conversa, Lula convidou 1º ministro do Reino Unido a participar da cúpula do G20 no Rio e da reunião de países democráticos em Nova York

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Presidente Lula participa da abertura da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação AI IA - Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula participa da abertura da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação AI IA - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O presidente Lula conversou na manhã desta quarta-feira (31/7), por telefone, com o novo primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. Foi a primeira conversa entre os dois chefes de governo após a vitória do britânico, no início de julho.

Lula conversou com Keir Starmer direto do Palácio da Alvorada antes de embarcar para o Pantanal — o petista visitará cidades em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul nesta terça. O chanceler Mauro Vieira acompanhou a ligação.

A conversa, segundo o Palácio do Planalto, durou cerca de 15 minutos. No diálogo, Lula parabenizou o britânico pela vitória nas eleições e o convidou a vir ao Brasil, que não recebe uma visita de um primeiro-ministro do Reino Unido há 15 anos.

O petista também convidou Starmer para participar da cúpula do G20 em novembro no Rio de Janeiro e da “reunião dos países democráticos contra o extremismo”, que será realizada em Nova York, em setembro, à margem da Assembleia-Geral da ONU.

Segundo apurou a coluna, a eleição presidencial na Venezuela não teria sido tratada por Lula com o novo premiê britânico. Na terça-feira (30/7), o petista conversou sobre o assunto com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

“Sir Keir”, como é conhecido por ter o título de cavaleiro, é filiado ao Partido Trabalhista do Reino Unido. Sua chegada à chefia do governo britânico encerrou uma era de cinco mandatos de primeiro-ministros conservadores. O último foi Rishi Sunak.

Confira a nota sobre o telefonema de Lula a Starmer:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou, no início da manhã desta quarta-feira (31/7), para o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. No diálogo de cerca de 15 minutos, Lula cumprimentou o britânico pela vitória do Partido Trabalhista na recente eleição. Também convidou Starmer a vir ao Brasil, que não recebe uma visita de um primeiro-ministro do Reino Unido há 15 anos.

O presidente brasileiro ressaltou que deseja reforçar os laços bilaterais e recordou que em 2025 serão celebrados 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Reino Unido. Reforçou que conta com a presença do primeiro-ministro Starmer na Cúpula do G-20, em novembro próximo, e enfatizou o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, no dia 24 de julho corrente. Lula convidou o Reino Unido a aderir à iniciativa, uma das propostas prioritárias do Brasil à frente da presidência do grupo.

Starmer confirmou o interesse do Reino Unido de trabalhar com o Brasil na área de mudança do clima, sobretudo no contexto da realização da COP 30 em Belém. Lula convidou Starmer para participar de reunião dos países democráticos contra o extremismo, que será realizada em setembro próximo, em Nova York, à margem da Assembleia Geral da ONU.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?