Após áudios sexistas, Mamãe Falei desiste de disputar governo de SP
Deputado admitiu que áudios com teor sexista revelados pela coluna foram enviados por ele a um grupo de colegas
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado estadual Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, desistiu de concorrer ao governo de São Paulo pelo Podemos. O parlamentar anunciou a decisão neste sábado (5/3), em suas redes sociais.
A decisão de Arthur veio após a coluna divulgar, em primeira mão, uma série de áudios enviados pelo parlamentar com teor sexista. Mamãe Falei viajou à Ucrânia com pretexto de ajudar e divulgar os esforços da resistência contra a invasão russa.
Ver essa foto no Instagram
Nas mensagens, o deputado diz que as ucranianas são “fáceis” de pegar, “porque são pobres”. Em outro áudio, afirma que limparia com a língua o “cu” de “policiais deusas” que faziam o controle da fronteira.
No Podemos, partido ao qual Mamãe Falei se filiou em janeiro com objetivo de concorrer ao Palácio dos Bandeirantes, havia a expectativa de que o deputado abrisse mão da candidatura após a divulgação de suas falas.
Conforme adiantou a coluna, a sigla também espera que Arthur do Val se antecipe a um processo de expulsão e peça para deixar o partido. Diversos parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) também se movimentam para cassar o mandato do deputado estadual paulista.
Outro lado
Mamãe Falei chegou ao Brasil na manhã deste sábado, após passar parte da semana na Ucrânia. Em conversa com jornalistas, ele admitiu que enviou os áudios para um grupo de colegas.
“Foi errado, não é isso o que eu penso. Falei besteira! Sou homem para assumir. Foi um áudio machista, assumo, peço desculpas a todas as mulheres”, disse Arthur do Val. “Foi quando relaxamos, após cruzar a fronteira. Era um áudio privado, que não está ligado com política”, garantiu.