Após áudio, Podemos instaura processo disciplinar contra Mamãe Falei
Presidente do partido, deputada federal Renata Abreu, chamou de “gravíssimas e inaceitáveis” as declarações do parlamentar paulista
atualizado
Compartilhar notícia
A presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), anunciou, na noite desta sexta-feira (4/3), a instauração de um processo disciplinar interno para apurar os áudios enviados pelo deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos), o Mamãe Falei, com comentários sexistas sobre refugiadas ucranianas.
Como a coluna divulgou em primeira mão, em um dos áudios, o parlamentar de São Paulo diz que as refugiadas ucranianas são “fáceis” de pegar “porque são pobres”. Em outro, afirma que limparia com a língua o “cu” de “policiais deusas” que fazem o controle da fronteira.
Em nota, a presidente do Podemos chamou de “gravíssimas e inaceitáveis” as declarações de Mamãe Falei. “Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro País, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra”, disse.
“O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos”, emendou a dirigente, ponderando que, até a noite desta sexta, o partido não havia conseguido contato com o deputado, pois ele está em voo voltando para o Brasil.