Após acordo com governo, MST promete encerrar ocupações no fim de semana
Integrantes do MST afirmaram à coluna que podem deixar as ocupações em PE e ES neste fim de semana, depois do governo Lula sinalizar acordo
atualizado
Compartilhar notícia
Lideranças do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) prometem deixar as ocupações em terras produtivas nos estados de Pernambuco e Espírito Santo neste final de semana, após um acordo fechado com o governo Lula.
À coluna, membros do movimento afirmam que, em reunião na quarta-feira (20/4), integrantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário teriam sinalizado que governo o iniciará um novo programa de reforma agrária já em maio.
“A jornada marca o diálogo do governo com o movimento para atender nossa pauta, abrindo negociação e criando grupos de trabalho para dar encaminhamentos às propostas”, explica Ceres Hadich, coordenadora nacional do MST.
Sob nova direção
Outro ponto que levou o MST a prometer deixar os acampamentos foram os novos nomeados para as diretorias do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). A autarquia é responsável pela distribuição de assentamentos na país.
O movimento vinha pedindo a saída de diretores que ocupavam os cargos desde o governo Jair Bolsonaro e não colaboravam com as negociações. Com os novas indicações, feitas por lideranças do PT, o MST viu maior possibilidade de diálogo.