metropoles.com

Apex revoga restrições a vinícolas citadas em caso de trabalho escravo

Apex havia suspendido de iniciativas apoiadas pela agência três vinícolas gaúchas citadas em investigação de trabalho análogo à escravidão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
apex_brasil2
1 de 1 apex_brasil2 - Foto: Divulgação

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) suspendeu as restrições que havia imposto a três vinícolas citadas em investigação de trabalho análogo à escravidão no Rio Grande do Sul.

A decisão, à qual a coluna teve acesso, é assinada pelo presidente da Apex, o petista Jorge Viana, e pelos diretores de Negócios, Ana Paula Repezza, e de Gestão Corporativa da agência, Floriano Pesaro.

Em 22 de fevereiro, trabalhadores em condições análogas à escravidão foram resgatados na região de Bento Gonçalves (RS). Eles estariam realizando serviços terceirizados para as vinícolas.

Dias após o caso vir à nota, a Apex anunciou ter suspendido as vinícolas Aurora, Salton e Garibaldi de iniciativas apoiadas pela agência, como feiras internacionais, missões comerciais e eventos promocionais.

As três vinícolas participavam, por exemplo, do projeto Wines of Brazil, que é tocado pela Apex em parceria com a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra).

Justificativa

Na decisão em que suspende as restrições, a Apex justifica que as empresas firmaram um acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT) em 9 de março, pelo qual se obrigam a observar os direitos dos trabalhadores.

No mesmo acordo com o MPT, as vinícolas também se comprometeram a ressarcir danos materiais individuais aos trabalhadores lesados e danos morais coletivos à sociedade brasileira.

A Apex também cita como justificativa para suspender as restrições um parecer interno que apontou que o risco de integridade para os trabalhadores nessas empresas caiu para o nível “médio”.

Monitoramento

Além de suspender as restrições, a Apex determinou à Coordenação de Prevenção, Ouvidoria e Transparência da agência que faça monitoramento mensal dos compromissos assumidos pelas vinícolas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?