Apesar de Tarcísio, PSD de Kassab deve estar com Lula em 2026
Caciques do PSD dizem que Lula precisa do partido para eleições de 2026, e não acreditam que Tarcísio de Freitas será candidato ao Planalto
atualizado
Compartilhar notícia
Mesmo com a proximidade do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), caciques do PSD apostam que o partido estará com Lula nas eleições de 2026.
Os motivos dessa avaliação são dois. O primeiro é que não há como Lula abrir mão do PSD, que faz parte da sua base eleitoral em dois dos principais estados do Sudeste: Rio de Janeiro e Minas Gerais.
No Rio, Lula conta com o apoio do prefeito da capital, Eduardo Paes, cotado para disputar o governo em 2026. Em Minas, o petista recorreu ao PSD nas eleições de 2022 e tem o ex-senador Alexandre Silveira (PSD-MG) como ministro.
O outro motivo é que o entendimento dentro da legenda é o de que Tarcísio não irá disputar a Presidência da República em 2026. Assim, o partido apoiaria sua reeleição em São Paulo e se alinharia com ele no pleito nacional apenas em 2030.
Diante desses dois cenários, a aposta é de que Lula irá ceder e conceder maior protagonismo à sigla na Esplanada dos Ministérios, como já pediu a bancada do PSD na Câmara no fim de 2024.