metropoles.com

Ao negar viagem, Moraes cita apoio de filho de Bolsonaro a fugitivos

Ao negar devolução de passaporte para Jair Bolsonaro, Alexandre de Moraes cita o apoio de um dos filhos do ex-presidente a fugitivos do 8/1

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Alexandre de Moraes é relator da ação contra Zambelli no STF
1 de 1 Alexandre de Moraes é relator da ação contra Zambelli no STF - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div></div></p>

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, citou a atuação de um dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro ao negar a permissão de viagem aos Estados Unidos para acompanhar a posse de Donald Trump.

Em sua decisão, Moraes afirmou que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) intermediou o convite do futuro presidente americano para que Bolsonaro fosse à sua posse na Casa Branca, no próximo dia 20 de janeiro.

3 imagens
O deputado Eduardo Bolsonaro quer virar o "chanceler" da Câmara
Eduardo Bolsonaro está cotado para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Câmara

Ao mesmo tempo, o ministro ressaltou que Eduardo é um dos aliados de Bolsonaro que tem colaborado constantemente com a fuga de investigados pelos atos de 8 de janeiro para a Argentina.

“O apoio à ilícita evasão do território nacional de réus condenados definitivamente pelo plenário do Supremo Tribunal Federal, em casos conexos à presente investigação, e a defesa da permanência clandestina no exterior, em especial na Argentina, para evitar a aplicação da lei e das decisões judiciais transitadas em julgado, estão constantemente sendo corroborados pelo deputado Eduardo Bolsonaro, que, segundo a própria defesa, teria intermediado os convites para a viagem requerida pelo indiciado Jair Messias Bolsonaro para os EUA”, diz Moraes.

Bolsonaro impedido de viajar

A decisão de Moraes, de não devolver o passaporte a Bolsonaro, foi tomada nesta quinta-feira (16/1). O ex-presidente queria viajar aos Estados Unidos entre os dias 17 e 22 de janeiro para a posse de Donald Trump.

A Procuradoria-Geral da República se manifestou contra a devolução do passaporte. Já o ministro Alexandre de Moraes alegou um possível risco de fuga para justificar a proibição da viagem de Jair Bolsonaro.

O que diz a decisão de Moraes?

  • Não cumprimento de decisão anterior: Segundo o despacho de Moraes, a defesa de Jair Bolsonaro não apresentou documento oficial comprovando o convite para a posse do presidente dos Estados Unidos, conforme solicitado em decisão anterior. A equipe jurídica apenas reiterou a veracidade de um e-mail não oficial.
  • Ausência de interesse público relevante: A viagem tinha fins estritamente particulares e não apresentava interesse público que justificasse a revogação das medidas cautelares.
  • Risco de fuga: A decisão destacou que o cenário que levou à imposição das medidas cautelares, como a proibição de se ausentar do país, ainda se mantém, pois as investigações contra o ex-presidente continuam em andamento e há risco de que ele tente fugir do Brasil.
  • Indiciamento e declarações de intenção de fuga: Após o indiciamento pela Polícia Federal (PF), Bolsonaro cogitou a possibilidade de buscar refúgio em uma embaixada. Além disso, ele manifestou apoio à fuga de outros condenados.
  • Manutenção da necessidade e adequação das medidas cautelares: As circunstâncias do caso, incluindo a gravidade dos crimes imputados e a necessidade de garantir a aplicação da lei penal e a efetividade da investigação, justificam a manutenção das restrições.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?