Ao menos 15 países já ofereceram ajuda ao Rio Grande do Sul
Segundo Itamaraty, 15 países já ofereceram ajuda ao Brasil de forma oficial ou pelas redes sociais para ajudar com tragédia climática no RS
atualizado
Compartilhar notícia
Ao menos 15 países já ofereceram ajuda ao governo brasileiro no apoio ao Rio Grande do Sul, estado que vive uma tragédia após fortes chuvas inundarem várias de suas cidades.
De acordo com dados do Itamaraty, até esta quinta-feira (9/5) já ofereceram ajuda ao Brasil de forma oficial ou por meio das redes sociais os seguintes países:
- Argentina
- Bolívia
- Chile
- Cuba
- Estados Unidos
- Emirados Árabes Unidos
- França
- Hungria
- Itália
- Japão
- Madagascar
- México
- Paraguai
- Uruguai
- Venezuela
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, é necessário averiguar o que cada um os países oferecerá, de forma semelhante ao que foi feito com o Uruguai, um dos primeiros países a oficializar a ajuda.
No caso do governo uruguaio, o Brasil aceitou o empréstimo de um helicóptero e de tripulação. Entretanto, recusou um avião que traria lanchas e drones, devido a falta de infraestrutura portuária disponível.
A palavra final sobre aceitar ou não a ajuda de outros países é do Comando das Operações de Resgate no Sul do País, que envolve governo federal, governo gaúcho e as forças envolvidas com a logística da operação.