metropoles.com

Antes mesmo da eleição, aliados já disputam sucessão de Bolsonaro

Enquanto Jair Bolsonaro ainda busca a própria reeleição, aliados do presidente já pensam em se credenciar como seu sucessor para 2026

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente jair Bolsonaro sorrindo durante coletiva
1 de 1 Presidente jair Bolsonaro sorrindo durante coletiva - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Antes mesmo de saber se Jair Bolsonaro conseguirá se reeleger neste domingo (30/10), ao menos três aliados do presidente já disputam, nos bastidores, o apoio dele para sua possível sucessão em 2026.

São eles: o governador reeleito de Minas, Romeu Zema (Novo); o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), que se elegeu senador pelo Paraná; e Tarcísio de Freitas (Republicanos), que disputa o segundo turno ao governo de São Paulo.

Aliados de Zema afirmam que, caso ele faça um segundo mandato bem avaliado em Minas Gerais, o governador é “naturalmente” candidato à sucessão de Bolsonaro.

O político do partido Novo espera contar com apoio do presidente, especialmente se Bolsonaro conseguir virar a vantagem obtida por Lula entre os mineiros no primeiro turno.

Troca de apoio

Zema, inclusive, fez circular, nos bastidores, a tese de que o presidente teria sinalizado com um apoio a ele em 2026, em troca do apoio do governador no segundo turno das eleições presidenciais deste ano.

A mesma coisa fizeram aliados de Moro, que rompeu com Bolsonaro em abril de 2020, ao deixar o Ministério da Justiça, mas se reaproximou do presidente no segundo turno das eleições deste ano.

O ex-ministro esteve com Bolsonaro nos dois debates presidenciais do segundo turno, o da TV Bandeirantes e o da TV Globo, e atuou como conselheiro de questões relacionados à corrupção.

O ex-juiz da Lava Jato nunca escondeu sua ambição de disputar o Palácio do Planalto. Ele chegou a ser lançado candidato pelo Podemos neste ano. Entretanto, acabou desistindo ao trocar a sigla pelo União Brasil.

“Sucessor natural”

O nome de Tarcísio, por sua vez, é citado por deputados bolsonaristas como “sucessor natural” de Bolsonaro, caso se eleja governador de São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil.

Bolsonaro não parece muito preocupado com a disputa antecipada dos aliados. Auxiliares dizem que o presidente só tem cabeça para a apertada disputa com Lula neste domingo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?