metropoles.com

Anielle demite secretário supostamente ligado a Silvio de Almeida

Por telefone, ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, demitiu secretário da pasta por suposta proximidade com Silvio de Almeida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participa do lançamento do selo institucional de Luiza Bairros no Palácio do Planalto Metrópoles 4
1 de 1 Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participa do lançamento do selo institucional de Luiza Bairros no Palácio do Planalto Metrópoles 4 - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

A ministra da Igualdade Racial do governo Lula, Anielle Franco, demitiu um secretário da pasta na segunda-feira (7/10) por telefone.

O demitido foi o secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial Ministério da Igualdade Racial, Yuri Silva.

A exoneração de Yuri já foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (8/10). Um substituto ainda não foi nomeado.

A coluna apurou que a demissão ocorreu por meio de uma chamada de vídeo, porque Yuri está fora de Brasília devido à morte da avó. A ligação durou 20 minutos.

4 imagens
Yuri Silva foi exonerado nesta terça-feira
Ministra Anielle Franco alegou precisar do cargo por questões políticas
Demissão aconteceu por chamada de vídeo
1 de 4

Anielle Franco demite secretário por chamada de vídeo

Agência Brasil
2 de 4

Yuri Silva foi exonerado nesta terça-feira

3 de 4

Ministra Anielle Franco alegou precisar do cargo por questões políticas

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 4

Demissão aconteceu por chamada de vídeo

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Segundo auxiliares de Anielle Franco, a ministra pediu o cargo do secretário alegando que precisaria fazer “substituições políticas” na pasta.

Yuri assumiu a secretaria no ministério em maio de 2024. Antes, ele atuou como diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo da pasta.

Ligação com Silvio Almeida

A coluna apurou ainda que Anielle ficou irritada ao saber de uma possível ligação entre Yuri e o advogado Walfrido Warde.

Walfrido é próximo do ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida, a quem Anielle acusa de tê-la importunado sexualmente.

Yuri já trabalhou com Walfrido como coordenador de Direitos Humanos do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (Iree).

A coluna questionou o próprio ex-secretário sobre a demissão, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestações.

Anielle se pronuncia

Em nota, o Ministério da Igualdade Racial informou que demitiu o ex-secretário por causa de uma “estruturação da segunda metade da gestão”.

O MIR disse ainda que o novo nome será anunciado ainda esta semana e que a diretora da secretária, Tatiana Dias, assumiu interinamente o comando da pasta.

Veja a nota:

“Em estruturação da segunda metade da gestão, o ministério da Igualdade Racial exonerou o Secretário do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Yuri Silva. O novo nome será anunciado ainda esta semana e virá com a missão de fortalecer o Sinapir. A diretora de Monitoramento e Avaliação da secretaria, Tatiana Dias, assumirá interinamente até o anúncio”.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?