metropoles.com

André Mendonça faz jantar em apoio a aliada do PT que mira TRF-3

Indicado por Jair Bolsonaro, ministro do STF André Mendonça organizou jantar para uma advogada ligada ao PT que mira vaga no TRF-3

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
Jair Bolsonaro, então presidente da República, confraterniza com o ministro do STF André Mendonça
1 de 1 Jair Bolsonaro, então presidente da República, confraterniza com o ministro do STF André Mendonça - Foto: Alan Santos/PR

Indicado por Jair Bolsonaro ao STF, o ministro André Mendonça organizou jantar em apoio a uma advogada ligada ao PT que busca vaga no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).

O evento foi em apoio à advogada paulista Gabriela Araújo, que se movimenta para conseguir ser indicada como desembargadora do TRF-3 em uma das vagas destinadas à advocacia.

Gabriela tem fortes ligações com o PT. Ela é casada com o deputado estadual paulista Emídio de Souza (PT-SP), um dos mais próximos de Lula. A advogada também é amiga da primeira-dama Janja.

O jantar oferecido por Mendonça a Gabriela aconteceu no início de outubro, na casa de um advogado em Brasília. O evento contou com a participação de ministros do STJ e do governo Lula.

Estavam presentes, por exemplo, os ministros do STJ Paulo Sérgio Domingues e Antônio Carlos Ferreira. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), também compareceu.

Retribuição de gesto

Segundo aliados de Mendonça e lideranças do PT, o ministro do STF organizou o jantar em retribuição ao apoio do PT na disputa por uma vaga no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

Mendonça tentou emplacar no TCE-SP o advogado Maxwell Borges de Moura Vieira. Por articulação do deputado Emídio de Souza, marido de Gabriela, os petistas apoiaram o candidato do ministro do STF.

Maxwell, porém, acabou preterido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que escolheu para a vaga o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP), indicado por Gilberto Kassab.

O jantar também teria sido um gesto de retribuição de Mendonça ao Prerrogativas, grupo de advogados progressistas do qual Gabriela Araújo é uma das coordenadoras.

Em maio de 2023, o ministro do STF foi um dos homenageados de um jantar oferecido pelo Prerrogativas em São Paulo, como a coluna revelou à época.

Imagem do jantar oferecido pelo grupo Prerrogativas ao ministro do STF André Mendonça, em maio de 2023 - Metrópoles
Jantar oferecido pelo grupo Prerrogativas ao ministro do STF André Mendonça, em maio de 202

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?