André Mendonça entra em campo para tentar acalmar senadores
Indicado ao STF também tem ligado para senadores e mandado explicações por WhatsApp sobre reunião em 2019 com procuradores da Lava Jato
atualizado
Compartilhar notícia
Indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça entrou em campo pessoalmente, nesta quarta-feira (1º/9), para tentar reverter a irritação de senadores com uma reunião dele com integrantes da Lava Jato em 2019. No encontro, Mendonça teria discutido estratégias para impulsionar a agenda política dos procuradores.
Desde o início da manhã de hoje, o ex-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU) passou a ligar e a mandar explicações escritas por WhatsApp aos parlamentares. Ele também desembarcou no Senado agora à tarde para conversar pessoalmente com alguns senadores.
Nas conversas, Mendonça tem justificado que a reunião ocorreu na época em que era ministro da AGU e foi registrada em sua agenda pública. Segundo ele, o objetivo teria sido “resolver questões relacionadas à destinação de valores e encontro de contas entre acordos de leniência”.
Como a coluna noticiou mais cedo, senadores governistas procuraram diretamente o presidente Jair Bolsonaro e Flávio Bolsonaro para reclamar da reunião de Mendonça com procuradores da Lava Jato. Para os parlamentares, o encontro seria uma prova de que, se entrar no STF, o indicado de Bolsonaro integrará a ala “punitivista”.