metropoles.com

Anderson Torres está afastado da PF, mas segue recebendo salário

Ex-ministro Anderson Torres foi afastado do cargo de delegado da PF por decisão do STF, mas segue recebendo salário, de cerca de R$ 30 mil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres depõe na 11ª reunião da CPMI do 8 de Janeiro no congresso nacional - Metrópoles
1 de 1 ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres depõe na 11ª reunião da CPMI do 8 de Janeiro no congresso nacional - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Afastado do cargo de delegado da Polícia Federal desde maio por ordem do STF, o ex-ministro Anderson Torres segue recebendo salário da corporação.

A informação foi confirmada à coluna por fontes da alta cúpula da PF. O argumento é que uma “questão legal” obriga a entidade a manter a remuneração de Torres, mesmo com o afastamento.

Torres foi preso em 14 de janeiro de 2023 acusado de omissão durante as invasões das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro, quando era secretário de Segurança Pública do Distrito Federal.

Ele ficou preso até maio, quando foi solto pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. Na mesma decisão, o magistrado mandou afastar Torres do cargo de delegado da PF.

Nos quatro meses em que ficou preso, o ex-ministro de Jair Bolsonaro também continuou recebendo salário da corporação, de cerca de R$ 30 mil bruto por mês.

Em julho, porém, a direção da PF ordenou que Torres devolvesse os salários que recebeu enquanto estava encarcerado, como a coluna antecipou à época. O ex-ministro recorreu da decisão.

Além de pedir a devolução dos salários, a corporação abriu procedimento administrativo disciplinar (PAD) que pode resultar na expulsão de Torres da entidade.

Outro lado

Procurada oficialmente, a PF informou que não fornece a terceiros dados relacionados aos seus servidores, para garantir a proteção dos policiais e de seus familiares.

O advogado do ex-ministro, por sua vez, limitou-se a dizer que o afastamento dele da PF se deve à decisão de Alexandre de Moraes, mas não comentou sobre a questão do salário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?