metropoles.com

“Não vamos tirar nada da cartola”, diz Amorim sobre Venezuela-Guiana

Ex-chanceler Celso Amorim foi escalado por Lula para representar Brasil na reunião entre presidentes da Venezuela e Guiana, na quinta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
UFBA/Divulgação
Imagem colorida do ex-chanceler Celso Amorim, atual assessor especial de Lula - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do ex-chanceler Celso Amorim, atual assessor especial de Lula - Metrópoles - Foto: UFBA/Divulgação

Escalado para representar Lula na reunião entre Venezuela e Guiana, o ex-chanceler Celso Amorim afirmou à coluna que o Brasil não pretende liderar uma proposta para tentar resolver a disputa entre os dois países.

Segundo o ex-chanceler, atual chefe da assessoria especial de Lula no Palácio do Planalto, o Brasil poderá até ajudar a intermediar o conflito, se demandado, mas a solução terá de ser proposta por um dos lados.

“Não vamos tirar nada da cartola! Importante estimular o diálogo”, afirmou Amorim à coluna.

Como a coluna antecipou, o ex-chanceler representará Lula na reunião entre os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, sobre a disputa por Essequibo, região guianense rica em petróleo.

O encontro acontecerá na quinta-feira (14/12), em São Vicente e Granadinas, país do Caribe que comanda atualmente a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e que intermediou a conversa.

Lula foi convidado a participar do encontro, mas alegou que não poderia ir porque já tinha agendas marcadas no Brasil no período da reunião. O presidente, então, escalou Amorim para representar o Brasil no encontro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?