Amazônia: Bolsonaro agradece a Putin por defender soberania brasileira
Presidente considerou que o mandatário russo interviu em fóruns internacionais para se colocar ao lado do Brasil na defesa de sua soberania
atualizado
Compartilhar notícia
Moscou e Brasília – O presidente Jair Bolsonaro agradeceu, nesta quarta-feira (16/2), ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, por defender a soberania do Brasil na Amazônia. A fala ocorreu após uma reunião bilateral e um almoço de cerca de duas horas entre os dois presidentes no Kremlin, sede do governo russo, em Moscou.
Em pronunciamento ao lado do líder russo, Bolsonaro fez um agradecimento, “de forma muito especial”, pela defesa da soberania brasileira, mesmo quando alguns países defenderam que a Amazônia era “patrimônio da humanidade”. “Quero agradecer a sua intervenção, que sempre esteve ao nosso lado, em defesa da nossa soberania. Muito obrigado”, declarou.
Em seguida, em reunião com empresários no hotel Metropol, também na capital russa, Bolsonaro voltou ao tema:
“Agradeci a ele [Putin], porque, em alguns momentos, em fóruns internacionais, relativizou-se a questão da Amazônia brasileira e ele em nenhum momento deixou de nos apoiar, dizendo que essa questão ambiental e obviamente a questão da Floresta Amazônica é questão de soberania nacional. Ele nos respeitava no tocante a isso.”
Nem Bolsonaro nem Putin fizeram menção expressa à tensão das últimas semanas na região da fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, no Leste Europeu. Bolsonaro se limitou a defender a “paz para o mundo”.
Na declaração à imprensa e no encontro com empresários, Bolsonaro ressaltou que ele e Putin “compartilham de valores comuns, como a crença em Deus e a defesa da família”.
Assuntos tratados
Segundo Bolsonaro, foram debatidos, na reunião bilateral, assuntos relativos às áreas de energia nuclear, petróleo, gás e agronegócio, bem como questões de defesa, ciência e tecnologia.
“O campo é bastante fértil para os mais variados negócios e para aprofundamento de outros. Disse que, obviamente, sempre primamos pela paz na solução de possíveis conflitos. Respeitamos a todos. E, dessa conversa, além de alguma coisa na informalidade, os assuntos tratados demonstram que realmente temos um campo enorme pela frente na área comercial”, resumiu o mandatário brasileiro a empresários.
De acordo com o chefe do Palácio do Planalto, também foi tratado o interesse brasileiro por fertilizantes russos. O fornecimento dos insumos foi um dos principais assuntos na reunião organizada pelo Conselho Empresarial Brasil-Rússia e realizada após o encontro dos dois líderes.