metropoles.com

Almoço de Lula e ministros teve mesas separadas e flores para Janja

Antes de entrarem para o almoço com Lula, ministros e demais convidados foram submetidos a testes de Covid-19, por orientação médica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
imagem colorida. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros - Metrópoles - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O almoço de confraternização de Lula com ministros nesta sexta-feira (20/12), no Palácio da Alvorada, teve teste de Covid-19 para os convidados, discursos do presidente da República e da primeira-dama Janja, e presentes recebidos pelo casal presidencial.

Segundo apurou a coluna, por recomendação dos médicos de Lula, que se recupera de cirurgias recentes na cabeça, os ministros e demais convidados foram orientados a chegar mais cedo ao Alvorada para serem submetidos a um teste de Covid-19 na entrada.

3 imagens
Lula se reuniu com ministro na sexta
Lula e Janja receberam ministros
1 de 3

Eles participaram de um almoço de confraternização

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
2 de 3

Lula se reuniu com ministro na sexta

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
3 de 3

Lula e Janja receberam ministros

Ricardo Stuckert/Presidência da República

No salão onde o almoço ocorreu, Janja já aguardava os convidados. Lula, por sua vez, estava em outro cômodo com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e Simone Tebet (Planejamento) e o futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, gravando um vídeo.

Após a chegada de Lula no salão, Janja foi a primeira a fazer um discurso de boas-vindas. Em sua fala, segundo relatos, a primeira-dama explicou que a confraternização foi menor e mais restrita do que a de 2023 por conta da recuperação da saúde do presidente.

Após o discurso de Janja, o almoço foi servido. No cardápio: bacalhau, peru, carne, arroz e salada. Os ministros foram divididos em seis mesas. Com Lula, sentaram-se Janja, o vice-presidente Geraldo Alckmin e outros cinco ministros:

– Rui Costa (Casa Civil);
– Fernando Haddad (Fazenda);
– Ricardo Lewandowski (Justiça);
– Nísia Trindade (Saúde);
– Margareth Menezes (Cultura).

O discurso de Lula

O presidente só discursou ao fim do almoço. Em sua fala, o petista fez um relato que abordou desde sua origem pobre, em Pernambuco, o câncer que teve nas cordas vocais, a pane no avião presidencial durante a volta da viagem ao México até a recente cirurgia na cabeça.

Alguns ministros levaram presentes para Lula e Janja, que eram deixados na entrada do Alvorada. O ministro da Educação, Camilo Santana, por exemplo, levou um quadro para o casal. A primeira-dama também foi presenteada com flores por alguns convidados.

Além dos 38 ministros do governo, o almoço contou com a presença de Gabriel Galípolo e dos líderes do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE); no Senado, Jacques Wagner (PT-BA); e no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP).

Cotado para assumir a Secretaria de Comunicação Social (Secom), o marqueteiro Sidônio Palmeira também participou do almoço, conforme antecipou a coluna. Outros dois auxiliares de Lula presentes foram o ex-chanceler Celso Amorim, atual assessor especial do presidente, e o fotógrafo Ricardo Stuckert.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?