Aliados tentam convencer Lula a voltar ao Nordeste antes do 1º turno
Ideia é que Lula ajude candidatos aos governos estaduais que derrapam nas pesquisas ante nomes de oposição
atualizado
Compartilhar notícia
Aliados do ex-presidente Lula (PT) tentam convencê-lo a fazer um novo “tour” por estados do Nordeste antes do primeiro turno das eleições deste ano.
O objetivo não seria angariar votos para o petista, que lidera com folga na região. Mas, sim, ajudar candidatos apoiados pelo petista nas disputas aos governos estaduais.
A ideia é que Lula visite ao menos três estados: Pernambuco, Bahia e Ceará. Em comum, os três têm candidatos da coligação petista que não lideram as pesquisas de intenção de voto.
O cenário mais crítico é em Pernambuco, onde o candidato de Lula ao governo, Danilo Cabral (PSB), vê a ex-petista Marília Arraes (Cidadania) com mais de 20 pontos percentuais a sua frente nas pesquisas.
Na Bahia, estado governado pelo PT há quase 16 anos, Jerônimo Rodrigues (PT) está em segundo lugar, atrás do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), que lidera as pesquisas com mais de 50% do eleitorado.
Já no Ceará, Elmano de Freitas (PT) disputa com Roberto Cláudio (PDT) uma vaga no segundo turno para encarar Capitão Wagner (União Brasil), líder entre o eleitorado cearense até agora.
Foco no Sudeste
O núcleo duro da campanha de Lula, porém, resiste a uma nova viagem ao Nordeste. O foco do petista, dizem, deve estar nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, onde estão os três maiores colégios eleitorais do país.
Nesta semana, o ex-presidente terá uma série de agendas nessas duas regiões. Na quinta-feira (15/9), estará em Montes Claros (MG). Entre sexta-feira (16/9) e domingo (18/9), irá para Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.