Aliados tentam convencer Ciro Gomes a “engolir o sapo barbudo”
Pedetistas tentam convencer Ciro Gomes a fazer uma declaração mais explícita de apoio a Lula no segundo turno contra Jair Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
Aliados de Ciro Gomes no PDT tentam convencê-lo a repetir a postura de Leonel Brizolla nas eleições de 1989, quando o ex-governador do Rio de Janeiro perdeu no primeiro turno e declarou apoio explícito a Lula no segundo turno.
Para pedetistas, Ciro também deveria “engolir o sapo barbudo”. A expressão vem da celebre frase dita por Brizolla ao anunciar apoio a Lula em 1989: “Não seria fascinante fazer as elites brasileiras engolirem Lula, o sapo barbudo?”.
A sugestão é para que Ciro faça uma fala deixando explícita sua “mágoa” com Lula e o PT, mas defendendo explicitamente voto no ex-presidente petista contra o presidente Jair Bolsonaro no pleito deste ano.
Para a cúpula do PDT, o gesto teria peso importante na reta final para o segundo turno, pois poderia ajudar a demover vários pedetistas e eleitores de Ciro que prometem votar no atual chefe do Palácio do do Planalto.
Por ora, Ciro ainda resiste. Como a coluna noticiou, o pedetista frustrou a campanha de Lula e submergiu nas redes sociais. O único aceno foi dizer, sem citar o nome do petista, que seguiria a posição do PDT no segundo turno.