metropoles.com

Aliados de Silveira mudam PL da anistia para “proteger” Borba Gato

Bolsonaristas também alteraram a data do intervalo temporal em que os atos praticados terão anistia, de 2018 para 2019

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
WhatsApp Daniel Silveira na PF divergiu de Bolsonaro sobre Moraes
1 de 1 WhatsApp Daniel Silveira na PF divergiu de Bolsonaro sobre Moraes - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Aliados de Daniel Silveira (PTB-RJ) fizeram alterações na versão final do projeto de lei que dá “anistia” ampla ao deputado e a outros bolsonaristas condenados ou investigados por manifestações consideradas antidemocráticas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Dentre as modificações que constam na versão final do texto, está a alteração do período a ser contemplado na anistia dos “crimes de natureza política ou conexo”. O novo texto prevê anistia a atos praticados a partir de 1º de janeiro de 2019, quando Jair Bolsonaro assumiu o governo.

Na versão anterior do projeto obtida pela coluna, a data inicial era 1º de janeiro de 2018, o que abrangeria a campanha eleitoral que colocou no Congresso Nacional boa parte da bancada bolsonarista. A data final para a anistia permanecerá 21 de abril de 2022.

Outra mudança em relação à versão anterior da proposta relaciona-se aos crimes que ficam excluídos do benefício de anistia. Agora, o texto explicita que aqueles que foram condenados por lesão corporal ou qualquer tipo de agressão física não serão beneficiados.

Também não terá direito à anistia quem praticou invasão de propriedade e dano ao patrimônio público ou privado. Segundo parlamentares, o motivo é evitar, por exemplo, beneficiar o grupo que atacou a estátua do bandeirante Borba Gato, em São Paulo, ou integrantes de movimentos como o MST e o MTST.

PL Anistia Geral 2022 by Manoela Alcântara on Scribd

Borba Gato foi um dos principais bandeirantes que explorou o interior de São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais. Ele, assim como outros exploradores, buscou ouro, pedras preciosas e escravizou indígenas em suas campanhas pelo país. Sua estátua em São Paulo foi incendiada por manifestantes em julho de 2021.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?