Aliados de Marcos Pereira se animam com possível troca na Defesa
Possível saída de José Múcio do Ministério da Defesa animou aliados de Marcos Pereira, que já projetam dança das cadeiras na Esplanada
atualizado
Compartilhar notícia
As notícias de que o ministro da Defesa, José Múcio, poderá entregar o cargo animaram aliados do presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP).
O motivo da animação não seria qualquer indisposição com Múcio, mas sim a possibilidade de a saída do ministro da Defesa abrir vaga para que Pereira vire ministro de Lula.
Nos bastidores, integrantes do governo afirmam que Múcio pode ser substituído pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que também comanda o Ministério da Indústria e Comércio.
Segundo interlocutores, Marcos Pereira pode se beneficiar dessa dança das cadeiras, pois possui experiência justamente na pasta atualmente comandada por Alckmin.
O deputado foi ministro da Indústria e Comércio entre maio de 2016 e janeiro de 2018, durante o governo Michel Temer, que chegou ao poder após o impeachment de Dilma Rousseff.
Nos bastidores do Congresso, lideranças petistas admitem que o Republicanos pode vir a ganhar novas pastas na reforma ministerial que Lula pretende fazer no início de 2025.
A legenda, que hoje tem apenas o Ministério de Portos e Aeroportos, deverá ter o próximo presidente da Câmara. O favorito para eleição em fevereiro é o atual líder da sigla na Casa, Hugo Motta (PB).
Nos bastidores, o próprio Pereira, no entanto, tem descartado a aliados a possibilidade de ele voltar ao Ministério da Indústria e Comércio ou ocupar outra pasta no governo Lula.
Outro cenário levantado é que o MDIC vá para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), que deixará o cargo em 1º de fevereiro. O senador também é cotado para o Ministério da Justiça.