Aliados de Lula veem dois candidatos “radioativos” ao STJ
Dois juristas que disputam uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ) são vistos como “radioativos” por auxiliares e aliados de Lula
atualizado
Compartilhar notícia
Ministros do governo e aliados de Lula elegeram como “radioativos” ao menos dois juristas que concorrem a uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O primeiro deles é o advogado baiano André Godinho. O jurista foi classificado como “radioativo” por auxiliares de Lula após um dossiê reunir uma série de fotos do advogado com desafetos do presidente.
Na lista, estão fotos de Godinho com nomes como o ex-presidente Jair Bolsonaro, com o ex-governador João Doria e com o senador e ex-vice-presidente Hamilton Mourão.
O advogado figura na lista sêxtupla da OAB encaminhada ao STJ. Dos seis nomes, os ministros do tribunal escolherão três, dos quais o presidente da República indicará um.
Pena de morte
Outro candidato ao STJ considerado “radioativo” é o desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que concorre nas vagas de livre nomeação do presidente.
O magistrado é considerado “radioativo” por já ter defendido, no passado, a pena de morte e a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, temas sensíveis para a militância petista.