Aliados de Bolsonaro buscam Caiado para tentar reaproximação
Aliados de Jair Bolsonaro se reuniram com governador Ronaldo Caiado na semana passada em uma de uma reaproximação política
atualizado
Compartilhar notícia
Aliados de Jair Bolsonaro se reuniram na semana passada com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), para tentar articular uma reaproximação entre os dois.
Segundo apurou a coluna, o encontro ocorreu na quarta-feira (20/11), em Brasília, e contou com a presença de ao menos dois aliados de primeira hora do ex-presidente da República.
A reaproximação, dizem, visa uma possível aliança para as eleições de 2026, quando Caiado, que não poderá tentar reeleição, se coloca como pré-candidato ao Palácio do Planalto.
Além da disputa presidencial, os dois grupos visam um acordo para a sucessão de Caiado em Goiás. O governador quer fazer sua atual vice, Daniel Vilela (MDB), como seu sucessor.
Já Bolsonaro vem sinalizando apoio à pré-candidatura do senador Wilder Morais (PL-GO) ao governo goiano. O parlamentar estará na metade de seu mandato no Senado.
O rompimento de Bolsonaro e Caiado
Aliados de primeira hora até então, Bolsonaro e Caiado se afastaram durante a pandemia, quando o governador, que é médico, criticou posições negacionistas do então presidente.
Após Bolsonaro deixar o poder, os dois se reaproximaram. Caiado, inclusive, chegou a participar de uma das manifestações na Avenida Paulista ao lado de Bolsonaro.
O ex-presidente e o governador, no entanto, voltaram a se distanciar nas eleições municipais de 2024, quando cada um apoiou um candidato diferente a prefeito de Goiânia.
Bolsonaro apoiou Fred Rodrigues (PL), enquanto Caiado foi o principal cabo eleitoral de Sandro Mabel (União Brasil). Os dois foram ao segundo turno, e Mabel venceu a disputa.