Aliados de Bolsonaro buscam Caiado para tentar reaproximação
Aliados de Jair Bolsonaro se reuniram com o governador Ronaldo Caiado, na semana passada, em busca de reaproximação política
atualizado
Compartilhar notícia
Aliados de Jair Bolsonaro se reuniram na semana passada com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), para tentar articular reaproximação entre os dois.
Segundo apurou a coluna, o encontro ocorreu na quarta-feira (20/11), em Brasília, e contou com a presença de ao menos dois aliados de primeira hora do ex-presidente da República.
A reaproximação, dizem, visa uma possível aliança para as eleições de 2026, quando Caiado, que não poderá tentar reeleição, se coloca como pré-candidato ao Palácio do Planalto.
Além da disputa presidencial, os dois grupos visam um acordo para a sucessão de Caiado em Goiás. O governador quer fazer sua atual vice, Daniel Vilela (MDB), como sua sucessora.
Já Bolsonaro vem sinalizando apoio à pré-candidatura do senador Wilder Morais (PL-GO) ao governo goiano. O parlamentar estará na metade de seu mandato no Senado.
O rompimento de Bolsonaro e Caiado
Aliados de primeira hora até então, Bolsonaro e Caiado se afastaram durante a pandemia, quando o governador, que é médico, criticou posições negacionistas do então presidente.
Após Bolsonaro deixar o poder, os dois se reaproximaram. Caiado, inclusive, chegou a participar de uma das manifestações na Avenida Paulista ao lado de Bolsonaro.
O ex-presidente e o governador, no entanto, voltaram a se distanciar nas eleições municipais de 2024, quando cada um apoiou um candidato diferente a prefeito de Goiânia.
Bolsonaro apoiou Fred Rodrigues (PL), enquanto Caiado foi o principal cabo eleitoral de Sandro Mabel (União Brasil). Os dois foram ao segundo turno, e Mabel venceu a disputa.